Alinhamento interfuncional: um estudo exploratório... - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Alinhamento interfuncional: um estudo exploratório sobre os pontos de contato entre marketing, logística e produção

Texto completo
Autor(es):
Andrea Lago da Silva [1] ; Guilherme Hernandes Vasconcellos Lombardi [2] ; Márcio Lopes Pimenta [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Engenharia de Produção - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Engenharia de Produção - Brasil
[3] Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Gestão e Negócios - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Gestão & Produção; v. 20, n. 4, p. 863-881, 2013-00-00.
Resumo

A integração interfuncional das atividades de Marketing, Logística e Produção é essencial para a coordenação entre demanda e suprimentos e o alinhamento integração interfuncional é um passo importante nessa direção. O objetivo deste trabalho é identificar os principais pontos de contato entre Marketing, Logística e Produção. Partindo de uma revisão de literatura, foi elaborado um roteiro semiestruturado e foram realizadas 19 entrevistas em uma indústria de bebidas. A partir da transcrição e da análise de conteúdo, foram caracterizados diversos pontos de contato entre as díades formadas pelas três funções e, diretamente, apenas um ponto de contato entre a tríade - o Lançamento de Produto. Entretanto, observou-se que, indiretamente, os entrevistados mencionavam outros pontos de contato que demandavam a contribuição de uma terceira função, como: previsão da demanda; promoção; transporte (entrega); nível de serviço; planejamento e sequenciamento da produção; planejamento da capacidade logística; e embalagens. Dentre as contribuições do artigo, destacam-se o aprofundamento da compreensão sobre o alinhamento interfuncional entre as três funções no nível tático e operacional e a sua contribuição para o alcance dos objetivos organizacionais mais amplos, como o nível de serviço oferecido aos clientes. (AU)

Processo FAPESP: 11/01657-8 - Integração entre Marketing, Logística e Produção: um estudo exploratório nos pontos de contato
Beneficiário:Guilherme Hernandes Vasconcellos Lombardi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 09/05160-0 - Integração entre marketing, logística e produção em um novo contexto da gestão de operações
Beneficiário:Andrea Lago da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Novas Fronteiras