Busca avançada
Ano de início
Entree


\A maior zoeira\: experiências juvenis na periferia de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Alexandre Barbosa Pereira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Guilherme Cantor Magnani; Heloisa Buarque de Almeida; Marilia Pontes Esposito; Silvana de Souza Nascimento; Luiz Henrique de Toledo
Orientador: Jose Guilherme Cantor Magnani
Resumo

Esta tese aborda diferentes experiências juvenis observadas em variados contextos etnográficos em duas localidades em periferias do município de São Paulo: Cidade Ademar, na zona sul, e Brasilândia, na zona norte. A partir de uma perspectiva multilocalizada, a pesquisa buscou entender como as experiências juvenis modificavam e eram modificadas por outras experiências como as escolares, territoriais (de moradores da periferia), tecnológicas, além das de gênero, classe social e raça. Assim, com base em etnografias realizadas de maneiras e intensidades diferentes em cinco escolas, atentou-se para a importância de dois aspectos no cotidiano dos jovens: o lúdico e o tecnológico. A centralidade das tecnologias mostrou-se de forma bastante contundente nas experiências juvenis por meio dos telefones celulares acionados em sala de aula, da internet, dos games e dos sons automotivos emitidos em volume elevado nas festas funks produzidas no espaço da rua. As interações que os jovens estabeleciam com os itens tecnológicos mantinham fortes associações com o lúdico, muitas vezes esse também marcado por particularidades de gênero. Em suas múltiplas relações com o cômico, o jocoso, o festivo e o agonístico nas experiências juvenis contemporâneas, a questão da ludicidade mostrou-se como um componente importante não apenas do cotidiano das escolas muitas vezes desestabilizando a ordem institucional destas como também de outros contextos e práticas como as lan houses e a música funk. (AU)

Processo FAPESP: 05/59150-5 - Baladas em cidade ademar: jovens e suas formas de lazer e de apropriacao do espaco urbano em um bairro da periferia da cidade.
Beneficiário:Alexandre Barbosa Pereira
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado