Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Uma nova abordagem para o problema dial-a-ride

Texto completo
Autor(es):
Geraldo Regis Mauri [1] ; Luiz Antonio Nogueira Lorena [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UFES
[2] INPE
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Production; v. 19, n. 1, p. 41-54, 2009-04-00.
Resumo

Este trabalho descreve um modelo matemático geral e multiobjetivo para o problema dial-a-ride e uma aplicação do simulated annealing para resolvê-lo. O modelo trata a forma estática do problema e abrange vários casos distintos dos modelos mais comuns, tais como frota homogênea e heterogênea, garagens múltiplas ou únicas, e uma função de minimização multiobjetivo que trata os custos de transporte e a inconveniência dos clientes por meio de penalizações. A aplicação do simulated annealing é simples, porém, para a geração de novas soluções vizinhas, são utilizados três movimentos de troca selecionados de forma aleatória e uniformemente distribuída, e as rotas são roteirizadas e programadas separadamente por outros métodos heurísticos. Os resultados computacionais são obtidos com o uso de instâncias públicas disponíveis e comparados com outros métodos que apresentam o atual estado da arte em que o problema se encontra. (AU)

Processo FAPESP: 04/11053-9 - Metodologia híbrida para resolução do problema dial-a-ride
Beneficiário:Geraldo Regis Mauri
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado