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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Trajetória educacional de estudantes com autismo e deficiência intelectual: avaliação de leitura, escrita, matemática e comportamento verbal

Texto completo
Autor(es):
Thainá Letícia Dourado Moura [1] ; Priscila Benitez [2] ; Vivilí Maria Silva Gomes [3] ; Nassim Chamel Elias [4] ; Alessandra Daniele Messali Picharillo [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal do ABC (UFABC) - Brasil
[2] Universidade Federal do ABC (UFABC) - Brasil
[3] Universidade Federal do ABC (UFABC) - Brasil
[4] Universidade Federal de São Carlos (UFsCar) - Brasil
[5] Universidade Federal de São Carlos (UFsCar) - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Educação; v. 29, 2023-05-01.
Resumo

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o comportamento matemático, de leitura, escrita e de intraverbal de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo e Deficiência Intelectual e relacioná-los às trajetórias educacionais de cada um deles. Participaram quatro estudantes do sexo masculino, com cinco, treze, dezessete e vinte anos. A trajetória educacional foi identificada a partir de uma entrevista semiestruturada com a família, enquanto a avaliação da leitura, escrita, matemática e intraverbal foi conduzida por meio de testes específicos. A análise estatística utilizada foi o teste-t pareado, para comparar os dados das avaliações, com identificação da correlação entre os desempenhos avaliados. A análise da trajetória educacional identificou a urgência de serviços especializados no contexto da classe comum, como apoio ao processo de escolarização, por meio de objetivos de ensino personalizados e sistematizados no Planejamento Educacional Individualizado de estudantes, para garantia de um ensino de qualidade. (AU)

Processo FAPESP: 20/04777-3 - Matemática para estudantes com autismo: uso de medidas oculares no ensino de relações entre estímulos
Beneficiário:Thainá Letícia Dourado Moura
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático