Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Territórios em expansão: reflexões sobre transformações recentes em uma aldeia Kalapalo

Texto completo
Autor(es):
Marina Pereira Novo [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.; v. 18, n. 1 2023-05-19.
Resumo

Resumo Neste texto, serão apresentadas algumas reflexões acerca das implicações de um processo de aproximação dos Kalapalo em relação ao ‘mundo dos brancos’. O foco está principalmente na abertura de uma estrada ligando a aldeia Aiha (localizada na margem direita do rio Culuene) ao município de Querência, Mato Grosso, e na criação de um ponto de conexão com a internet, na mesma aldeia. Ambos os processos estão diretamente relacionados à ampliação do fluxo de dinheiro na aldeia, principalmente por meio das políticas previdenciárias e de transferência de renda, e vêm produzindo significativas transformações no cotidiano do local desde meados de 2018. O argumento central do texto é de que esses elementos – o dinheiro, a estrada e a internet – possibilitam aos Kalapalo a criação de conexões espaço-temporais, aproximando territórios e pessoas antes desconectados. Esse movimento, ao mesmo tempo que amplia as possibilidades de experimentação de outros modos de vida, garante, em alguma medida, a configuração de uma noção de ‘boa distância’ em relação ao mundo não indígena. (AU)

Processo FAPESP: 18/07747-8 - Uma estrada na aldeia: sobre aproximações e distanciamentos dos Kalapalo em relação aos brancos
Beneficiário:Marina Pereira Novo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 12/20200-1 - Bens e dádivas: os Kalapalo e as políticas de transferência de renda
Beneficiário:Marina Pereira Novo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 19/06327-8 - Uma estrada na aldeia: relações entre os Kalapalo e os brancos
Beneficiário:Marina Pereira Novo
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado