Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Práticas formativas de uma professora experiente num programa de indução: um estudo de caso

Texto completo
Autor(es):
Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali [1] ; Ana Paula Gestoso de Souza [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas. Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas. Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pro-Posições; v. 33, 2022-12-09.
Resumo

Resumo Considerando referências teóricas sobre a base de conhecimento para o ensino, conversas entre professores e pensamento do professor, analisam-se as práticas formativas de uma professora experiente, em sua atuação como mentora de uma professora iniciante em um programa de indução. Realizou-se um estudo de caso exploratório de natureza descritiva-analítica sobre interações virtuais estabelecidas entre elas. A análise de narrativas escritas dessa mentora revelou seu raciocínio pedagógico por meio de diversas ações formativas relacionadas à visualização das práticas e circunscrição dos problemas enfrentados pela iniciante. Desvelou, ainda, que a promoção de processos reflexivos incentivou a iniciante a olhar a própria prática, a projetar formas alternativas de atuação e a experimentá-las. (AU)

Processo FAPESP: 16/25412-8 - Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: programa híbrido de mentoria
Beneficiário:Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público