Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A Lei Brasileira de Inclusão e a ‘tomada de decisão apoiada’: uma possibilidade para a emergência de sujeitos de sexualidade?

Texto completo
Autor(es):
Julian Simões [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Horiz. antropol.; v. 28, n. 64, p. 263-295, 2022-10-24.
Resumo

Resumo O artigo discute alguns aspectos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) centrando-se em certos pontos de tensão, isto é, nas mudanças no conceito jurídico de deficiência, nas transformações do status jurídico de pessoas com deficiência intelectual a partir da figura ‘tomada de decisão apoiada’ e nos efeitos de tais transformações na emergência de pessoas com deficiência intelectual como sujeitos de sexualidade. Para isso, proponho analisar a LBI como um artefato etnográfico e, assim, dou atenção à forma e ao conteúdo do que nela está enunciado, explicitando as interconexões existentes entre a LBI e alguns diplomas legais. Além disso, indago, a partir de duas situações advindas de minhas pesquisas de campo, os limites, as possibilidades e as ambivalências existentes entre a prática jurídica e as experiências cotidianas dos sujeitos de sexualidade. (AU)

Processo FAPESP: 15/19346-0 - "uns mais iguais que outros": a emergência de pessoas com deficiência intelectual como sujeitos de direitos sexuais e reprodutivos e as políticas de enfrentamento à violência sexual
Beneficiário:Julian Simões Cruz de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado