Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Preditores da adoção de sistemas de integração lavoura-pecuária em São Paulo e o papel dos intermediários da inovação

Texto completo
Autor(es):
Marcela de Mello Brandão Vinholis [1] ; Hildo Meirelles de Souza Filho [2] ; Marcelo José Carrer [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] EMBRAPA Pecuária Sudeste - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural; v. 61, n. 3 2022-09-26.
Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo propor um modelo analítico para identificar preditores de regiões propensas à difusão de tecnologia de processo, bem como identificar e descrever funções de apoio à inovação. Utilizou-se as abordagens teóricas de difusão de inovações e de intermediários da inovação. Analisou-se a adoção de sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) no estado de São Paulo. O método proposto consistiu de (i) revisão da literatura sobre adoção e difusão de inovações e intermediários da inovação, (ii) um survey para identificar fatores que influenciam a adoção de ILP e (iii) a comparação de dois municípios com elevada difusão de ILP com sua região de desenvolvimento rural (EDR). Foram utilizados dados censitários sobre aspectos organizacionais e institucionais da região e características das propriedades rurais. Demonstrou-se que os preditores são: tamanho da propriedade; atividade pecuária e tipo de manejo predominantes; participação em cooperativa, sindicato rural e associação de produtores; além do acesso a serviços de extensão, seguro e crédito rural. Identificou-se que instituições e organizações atuam como intermediários da inovação, facilitando a interação e conexão entre os atores e promovendo serviços essenciais de apoio à adoção de tecnologias agrícolas. (AU)

Processo FAPESP: 15/16793-5 - Fatores determinantes da adoção de sistemas de integração por pecuaristas no estado de São Paulo
Beneficiário:Marcela de Mello Brandão Vinholis
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular