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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Proposta de questionário para a investigação das habilidades de comunicação social de crianças com desenvolvimento típico e com distúrbios de comunicação

Texto completo
Autor(es):
Shelly Lagus [1] ; Fernanda Dreux Miranda Fernandes [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista CEFAC; v. 23, n. 4 2021-07-02.
Resumo

RESUMO Objetivo: verificar a possibilidade de uso de um questionário simples, aplicado a interlocutores familiares da criança, para identificar as características funcionais de comunicação de crianças com diferentes manifestações do desenvolvimento da linguagem. Métodos: foram realizadas 95 entrevistas individualmente com os responsáveis de crianças posteriormente diagnosticadas com Distúrbio de Linguagem (DL), com Distúrbio de Produção da Fala (DPF), com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e com Desenvolvimento Típico (DT). Nas entrevistas foi aplicado o Questionário de Habilidades Comunicativas para caracterização do desempenho pragmático. Foram utilizados o teste t de Student e a Análise de Componentes Principais para análise estatística, considerando-se como significante p-valor<0,05. Resultados: as análises estatísticas evidenciam que o uso do questionário desenvolvido permitiu a diferenciação entre os grupos de crianças com diagnósticos de Transtorno do Espectro do Autismo e Distúrbio de Linguagem e o grupo de crianças com diagnóstico de Distúrbios de Produção da Fala e com desenvolvimento típico. Conclusão: o questionário proposto mostrou-se capaz de diferenciar e caracterizar, do ponto de vista pragmático, as crianças com diferentes manifestações do desenvolvimento de comunicação, evidenciando o comprometimento das habilidades pragmáticas de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo e com Distúrbios de Linguagem. (AU)

Processo FAPESP: 17/25704-1 - Proposta de questionário para a investigação das habilidades comunicativas de crianças com desenvolvimento típico e com distúrbios do Espectro do Autismo
Beneficiário:Shelly Lagus
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica