Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise probabilística de ligações laje-pilar submetidas à punção segundo as recomendações da ABNT NBR 6118 (2014) considerando a medida do erro de modelo

Texto completo
Autor(es):
Náyra Louise Alonso Marque [1] ; Caio Gorla Nogueira [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. IBRACON Estrut. Mater.; v. 14, n. 6 2021-07-05.
Resumo

resumo: Lajes lisas de concreto armado são sistemas estruturais compostos por lajes diretamente apoiadas em pilares, sem o uso de vigas. Um fenômeno estrutural que merece atenção nesses sistemas é a punção, caracterizada pela ocorrência de tensões de cisalhamento nas proximidades da interface laje-pilar, que podem produzir ruptura frágil nessas regiões. Este estudo apresenta resultados do índice de confiabilidade β obtidos para ligações laje-pilar a partir de análises de confiabilidade utilizando o FORM, segundo o modelo da norma brasileira, considerando o erro de modelo. Os contornos críticos C e C’ sem armadura de punção são analisados. Os resultados mostraram que a falha no contorno C é muito improvável, enquanto que as probabilidades de ruptura no contorno C’ quando se considera a influência do erro de modelo são maiores que valores alvo recomendados na literatura para o ELU. (AU)

Processo FAPESP: 18/06562-4 - Análise de confiabilidade dos modelos de previsão à punção em lajes de concreto armado sem vigas considerando a ABNT NBR 6118 (2014), o EUROCODE 2 (2010) e o ACI 318M (2014)
Beneficiário:Náyra Louise Alonso Marque
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica