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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A aprendizagem vista pela antropologia: reflexões a partir de uma etnografia na região do Baixo Tapajós

Texto completo
Autor(es):
Chantal Medaets [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Horiz. antropol.; v. 27, n. 60, p. 191-222, 2021-08-09.
Resumo

Resumo Qual a contribuição da antropologia para o estudo dos processos de aprendizagem? O artigo destaca os pontos distintivos da abordagem antropológica sobre a aprendizagem, ancorando-se numa etnografia da circulação de saberes e habilidades na região do Baixo Tapajós (Pará). Argumento que estudar a aprendizagem in loco, considerando o contexto social e cultural no qual ela ocorre, traz elementos de compreensão que permanecem inacessíveis de outra maneira. A etnografia apresentada mostra que, além de balizar o que aprendemos (os “conteúdos”), especificidades culturais marcam profundamente as maneiras de aprender e de transmitir (sua forma). Somente levando essas especificidades em conta é possível dar sentido à relação ríspida que se estabelece entre pessoas mais e menos experientes no Tapajós. (AU)

Processo FAPESP: 18/25259-0 - Estudantes indígenas na UNICAMP e na UFSCar: experiências sob a lente da etnografia
Beneficiário:Chantal Victória Medaets
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores