Respostas hidrológicas em bacias hidrográficas equ... - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Respostas hidrológicas em bacias hidrográficas equatoriais indicadas pela análise de componentes principais (PCA) – estudo de caso na Bacia do Rio Atrato (Colômbia)

Texto completo
Autor(es):
Sebastián Balbín Betancur [1] ; Didier Gastmans [2] ; Katherine Vásquez Vásquez [3] ; Lucas Vituri Santarosa [4] ; Vinícius dos Santos [5] ; Roberto Eduardo Kirchheim [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Centro de Estudos Ambientais - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Centro de Estudos Ambientais - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Laboratório de Hidrologia Florestal - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Centro de Estudos Ambientais - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Centro de Estudos Ambientais - Brasil
[6] Serviço Geológico do Brasil - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: RBRH; v. 25, 2020-10-19.
Resumo

RESUMO A bacia do Rio Atrato está situada na costa Pacífica da Colômbia, região que apresenta uma das maiores taxas de precipitação no mundo. O principal objetivo desse estudo foi o de determinar os processos dominantes nas respostas hidrológicas de 17 sub-bacias situadas na bacia do Rio Atrato pela aplicação da análise das componentes principais (ACP). As sub-bacias localizadas nas cabeceiras do Rio Atrato apresentaram tempos de resposta médios/rápidos em relação aos eventos de precipitação, enquanto um fluxo bastante homogêneo foi observado nas bacias localizadas na porção baixa da Bacia. Três componentes principais explicam 85,18% da variância total. A componente principal CP1 está associado às contribuições para as baixas vazões, precipitação índice de compacidade e texturas finas e grossas do solo, A CP2 associado as variáveis fisiográficas relacionadas ao arcabouço geológico e as texturas finas e a CP 3 associado ao padrão das altas vazões Q5 e Q1 assim como a extensão da bacia. As maiores descargas específicas estão associadas a presença de depósitos aluviais e a cobertura florestal nas porções baixas da Bacia, enquanto as áreas montanhosas determinam a geração do fluxo superficial. (AU)

Processo FAPESP: 18/06666-4 - Traçadores isotópicos revelando a movimentação da água em bacias hidrográficas do Estado de São Paulo
Beneficiário:Didier Gastmans
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular