Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

PERÍODO CRÍTICO E AQUISIÇÃO FONOLÓGICA DO INGLÊS POR FALANTES BRASILEIROS

Texto completo
Autor(es):
Raquel Santana Santos ; Carina Fragozo
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto); v. 64, p. -, 2020.
Resumo

RESUMO: Este artigo trata da discussão a respeito da influência da idade de início de aquisição no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Para isso, foram analisados três processos fonológicos do inglês a serem adquiridos por falantes de português brasileiro. Foram aplicados experimentos relativos ao vozeamento de fricativa em coda, retração de acento e acentuação, para informantes de três níveis de proficiência: básico, intermediário e avançado. Os resultados apontaram que, para dois dos processos (retração de acento e acentuação), o fator idade foi relevante – ao menos em determinados níveis de proficiência. Por outro lado, o vozeamento não foi adquirido por nenhum nível de proficiência, independentemente idade de início do processo de aquisição. (AU)

Processo FAPESP: 18/01291-2 - Aquisição de estrutura silábica ou de regra de sândi vocálico? O caso do português brasileiro
Beneficiário:Raquel Santana Santos
Linha de fomento: Bolsas no Exterior - Pesquisa