Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Processo de Aprendizagem de Matemática à luz das Metodologias Ativas e do Pensamento Computacional

Texto completo
Autor(es):
Greiton Toledo de Azevedo [1] ; Marcus Vinicius Maltempi [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Federal Goiano (IFGoiano). Departamento de Matemática - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista (UNESP). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computacional - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Educação; v. 26, 2020-11-09.
Resumo

Resumo: Buscamos compreender o processo de aprendizagem de matemática quando se produzem jogos digitais e dispositivos de robótica destinados ao tratamento de Parkinson em um ambiente que privilegia a autonomia e o processo criativo engajado de importância social. Atividades de investigação foram desenvolvidas no Projeto Mattics do Instituto Federal Goiano e no Hospital do Idoso, norteadas pelas ideias construcionistas, do pensamento computacional, por metodologias ativas de aprendizagem e pela abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados foram produzidos em sala de aula e no hospital usando materiais de robótica, entre os quais se destacam placas BBC micro:bit, MakeyMakey e softwares como GeoGebra e Scratch, analisados a partir de elementos do Construcionismo e do Pensamento Computacional. Como resultado, temos que o processo de aprendizagem de matemática é caracterizado pela construção não linear de significados e marcado pela dinamicidade da compreensão, invenção e aplicação dos conhecimentos de matemática a problemas reais encaminhados em sociedade. (AU)

Processo FAPESP: 18/14053-2 - A Produção do Saber e Fazer Matemático no Contexto do Pensamento Computacional
Beneficiário:Marcus Vinicius Maltempi
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular