Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

[HMGB1 e citocinas inflamatórias em lesão pulmonar aguda experimental induzida em coelhos]

Texto completo
Autor(es):
C.S. Kurokawa [1] ; J.P. Araújo Júnior [2] ; R.B. Pires [3] ; M.F. Carpi [4] ; M.A. Moraes [5] ; L.T.L. Medeiros [6] ; J.R. Fioretto [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Unesp. Faculdade de Medicina - Brasil
[2] Unesp. Instituto de Biociências - Brasil
[3] Unesp. Faculdade de Medicina - Brasil
[4] Unesp. Faculdade de Medicina - Brasil
[5] Unesp. Faculdade de Medicina - Brasil
[6] Unesp. Faculdade de Medicina - Brasil
[7] Unesp. Faculdade de Medicina - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 72, n. 4, p. 1329-1338, 2020-08-14.
Resumo

RESUMO O objetivo deste trabalho é determinar os níveis de HMGB1, TNF-alfa e IL-8 no lavado broncoalveolar (BAL), bem como quantificar a expressão sérica de TLR2 e TLR4 mRNA em tecido pulmonar de coelhos com dois graus de lesão pulmonar aguda (LPA). Os animais foram distribuídos aleatoriamente em grupos com LPA grave (S) e leve / moderada (MM), induzidas com solução salina morna, e um grupo controle. HMGB1, TNF-alfa, IL-8, TLR2mRNA e TLR4mRNA foram medidos após a indução de LPA e quatro horas de ventilação mecânica. Os resultados mostraram níveis aumentados de IL-8, TNF-alfa, HMGB1 e TLR4mRNA nos grupos com LPA. As concentrações de HMGB1, IL-8 e TNF-alfa no LBA foram maiores no S comparado ao MM. Aumento de TLR4mRNA foi observado em S e MM versus controle. Os resultados sugerem uma participação precoce da HMGB1 na LPA em conjunto com IL-8 e TNF-alfa e associação com a gravidade da LPA. O TLR4 foi expresso na ALI e possivelmente possui papel precoce na fisiopatologia da LPA, mas sem associação com a gravidade. (AU)

Processo FAPESP: 11/15144-2 - HMGB1 e citocinas inflamatórias em lesão pulmonar aguda induzida experimentalmente
Beneficiário:Cilmery Suemi Kurokawa
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular