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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

PROCESSOS DE NASALIZAÇÃO EM LUNG’IE

Texto completo
Autor(es):
Ana Lívia AGOSTINHO [1] ; Amanda Macedo BALDUINO [2] ; Gabriel Antunes de ARAUJO
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto); v. 64, 2020-08-05.
Resumo

RESUMO Este artigo descreve e analisa a nasalidade vocálica produzida por coda e onset nasal em lung’Ie, língua crioula falada em São Tomé e Príncipe. Assim, observamos o comportamento fonotático da língua, investigando a aplicação dos processos de nasalização conforme o acento lexical e a possibilidade de ressilabificação dos segmentos. Ademais, através de um teste perceptivo, visamos identificar o modo que a nasalidade engatilhada por coda é concebida em lung’Ie. Nesse caso, os resultados indicam que, com a exclusão da consoante em onset da sílaba seguinte à sílaba que continha nasalização, os falantes compreendiam o apêndice nasal como uma consoante plena [n] ressilabificada na posição de onset nasal, reforçando, portanto, a interpretação bifonêmica da nasalidade no lung’Ie (AGOSTINHO, 2015). A análise fonotática, por sua vez, indica que o acento é primordial para o engatilhamento da nasalização a partir de onset silábico, ao passo que a nasalização em coda pode ocorrer independentemente da maior proeminência lexical envolvida. O acento como fator importante na concretização deste processo sugere a existência de um sistema suprassegmental misto em lung’Ie, constituído por tom e acento, sendo o acento a categoria suprassegmental mais importante (AGOSTINHO, 2015). (AU)

Processo FAPESP: 11/06107-6 - Descrição linguística e Gramática Pedagógica do Principense
Beneficiário:Ana Lívia dos Santos Agostinho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto