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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde

Texto completo
Autor(es):
Letícia Lopes Dorneles [1] ; Vivian Do Prado Martins [2] ; Caroline Silva Morelato [3] ; Fernanda Dos Santos Nogueira De Goes [4] ; Luciana Mara Monti Fonseca [5] ; Rosangela Andrade Aukar De Camargo [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. PAHO/OMS Collaborating Centre at the Nursing Research Development - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. PAHO/OMS Collaborating Centre at the Nursing Research Development - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. PAHO/OMS Collaborating Centre at the Nursing Research Development - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. PAHO/OMS Collaborating Centre at the Nursing Research Development - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. PAHO/OMS Collaborating Centre at the Nursing Research Development - Brasil
[6] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. PAHO/OMS Collaborating Centre at the Nursing Research Development - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28, 2020-07-15.
Resumo

Objetivo: desenvolver infográfico animado sobre o conceito de Educação Permanente em Saúde de acordo com a Política Nacional e suas principais diferenças com relação à educação continuada e educação em saúde. Método: estudo metodológico por via de análise de contexto e lacunas de conhecimento com revisão de literatura e brainstorming; síntese de conhecimentos em mapa conceitual; construção e validação de roteiro; elaboração de desenho didático e produção da mídia infográfica. Participaram 18 interlocutores de Núcleo de Educação Permanente e Humanização nas etapas de análise do contexto e síntese do conhecimento e seis especialistas na validação do roteiro. Resultados: por meio de associação de textos, imagens, áudios, animações e transições, foram apresentados os conceitos, princípios e a trajetória legal da política de Educação Permanente, com exemplos do cotidiano do trabalho, destacando-se as diferenças com relação à educação continuada e educação em saúde. Os especialistas no tema avaliaram positivamente o infográfico por possuir informações claras, que atendem as necessidades do público-alvo; favorecer o aprendizado e estar apto para circular no meio científico. Conclusão: o infográfico contempla conteúdos sobre a Educação Permanente em Saúde ao representar o cenário do cotidiano do trabalho e incentiva a reflexão pelos trabalhadores da saúde. (AU)

Processo FAPESP: 14/50033-5 - Website da educação permanente e humanização: da interação na rede ao fortalecimento regional do Sistema Único de Saúde
Beneficiário:Rosangela Andrade Aukar de Camargo
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS