Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação da sensibilidade da função de distribuição de tamanho de partícula durante a floculação

Texto completo
Autor(es):
Rodrigo Braga Moruzzi [1] ; André Luiz de Oliveira [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Brasil
[2] Universidade Federal de Uberlândia - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Sanitária e Ambiental; v. 25, n. 1, p. 1-9, 2020-03-16.
Resumo

RESUMO Neste artigo, buscou-se avaliar a sensibilidade da função contínua de distribuição de tamanho de partículas (DTP) diante da modificação decorrente da floculação. Para tal, foram investigadas seis configurações discretas, subdivididas em 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 15 classes de tamanho. As configurações investigadas diferem na frequência de partículas presentes por faixa de tamanho e no comportamento, sendo este monotônico ou unimodal. O ajuste da função contínua na forma linearizada aos dados discretos foi avaliado por meio do coeficiente de determinação (R2). O coeficiente de potência da função (β) e o centro de massa (C.M) da distribuição foram tomados como representativos da DTP para a análise de sensibilidade, realizada por meio do estudo da correlação múltipla entre as variáveis. Experimentos em escala de bancada foram conduzidos visando a avaliar a simulação. Os resultados demonstraram que os parâmetros β e C.M foram sensíveis às variações da DTP, todavia os ajustes das funções para distribuições unimodais carecem de aprimoramento. (AU)

Processo FAPESP: 10/50694-0 - Desenvolvimento e aplicação de sistema de monitoramento contínuo de tamanho de flocos visando otimização da coagulação/floculação e filtração
Beneficiário:Marcelo de Julio
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE