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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Branquitude e creche: inquietações de um pesquisador branco

Texto completo
Autor(es):
Flávio Santiago [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Programa de Pós-Graduação em Educação - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educ. rev.; v. 35, n. 76, p. 305-330, 2019-09-26.
Resumo

RESUMO O discurso da branquitude construiu o homem branco e adulto como modelo hegemônico da humanidade, representação do legado eurocêntrico. Os pressupostos apresentados neste ensaio trazem inquietações construídas a partir de uma pesquisa etnografia, desenvolvida com crianças de zero a três anos, em uma creche pública do estado de São Paulo, Brasil. Com base nas análises, destaco que a experiência foi marcada pela leitura social do meu corpo, possuidor de traços fenotípicos brancos, os quais foram lidos a partir das imagens racialmente propagadas pela branquitude, bem como se pode observar a conservação de privilégios às crianças brancas pequenininhas. (AU)

Processo FAPESP: 16/25474-3 - Despropósitos antropofágicos: contribuições dos estudos italianos para pensar pedagogias das infâncias descolonizadoras
Beneficiário:Flavio Santiago
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Processo FAPESP: 15/02464-0 - (Re)interpretações das intersecções entre o processo de racialização e as relações de gênero nas culturas infantis entre as crianças de 0-3 anos em creche
Beneficiário:Flavio Santiago
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado