Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Proposta de indicador de eficiência da gestão pública municipal em promover desenvolvimento local

Texto completo
Autor(es):
Bruno Garcia Oliveira [1] ; Lara Bartocci Liboni [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Fundação Hermínio Ometto - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Interações (Campo Grande); v. 20, n. 3, p. 815-830, 2019-10-21.
Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo foi avaliar a eficiência dos munícipios do estado de São Paulo em promover desenvolvimento local. Para isso, os municípios foram agrupados em quatro clusters conforme perfil tributário e por meio da Análise Envoltória de Dados foi elaborado um indicador de eficiência. Os clusters elaborados separaram os municípios em função da dependência de repasse federal, transferência de cota de imposto estadual e arrecadação de impostos municipais. Entre os 602 municípios avaliados, somente 29 municípios foram considerados benchmarking simultâneo em todas dimensões do desenvolvimento local, sendo que 28% destes estão na mesorregião de Campinas. Além disso, a presença de municípios benchmarking limítrofes pode indicar que a escala local ultrapassa o limite geopolítico municipal. (AU)

Processo FAPESP: 14/20751-3 - Eficiência da gestão pública em promover desenvolvimento local: uma proposta utilizando análise envoltória de dados em regiões produtoras de sucroenergia
Beneficiário:Bruno Garcia de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado