Desenvolvimento e deficiência na perspectiva histó... - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Desenvolvimento e deficiência na perspectiva histórico-cultural: Contribuições para educação especial e inclusiva

Texto completo
Autor(es):
Débora Dainez [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de psicología (Santiago); v. 26, n. 2, p. 151-160, 2017-12-00.
Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir aspectos relacionados ao desenvolvimento e à educação de crianças com deficiência na contemporaneidade à luz da psicologia histórico-cultural. Analisa-se o caso de um aluno com deficiência múltipla no contexto de uma escola pública do Ensino Fundamental do Brasil, e destaca-se possíveis contribuições das ideias de Vigotski para a educação especial e inclusiva. Os resultados demonstram: a contradição do meio social, que pode se configurar como fonte de desenvolvimento ou lócus de impedimentos de novas formações psicológicas; a natureza dinâmica da deficiência, de seu conteúdo e estrutura, afetada pelos processos educacionais; o potencial da mediação pedagógica na constituição da ação prospectiva do aluno com deficiência. Argumenta-se pela importância de orientar a atenção para as especificidades não como impeditivas da ação pedagógica, mas como possíveis de serem trabalhadas no gesto educativo marcado pelo compromisso social de humanização. (AU)

Processo FAPESP: 14/07413-1 - Linguagem, Formação da Personalidade e Desenvolvimento Humano: Questões sobre Relações de Ensino
Beneficiário:Débora Dainez
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 10/08782-0 - Constituição humana, deficiência e educação: problematizando o conceito de compensação na perspectiva histórico-cultural
Beneficiário:Débora Dainez
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado