Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Interações Sociais entre Professores e Alunos: Um Estudo de Associações e Predições

Texto completo
Autor(es):
Marília Mariano [1] ; Alessandra Turini Bolsoni-Silva [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 28, 2018-07-26.
Resumo

Resumo Interações entre professores e alunos produzem impactos nas aprendizagens acadêmica e social das crianças. Este estudo objetivou identificar associações e predições entre variáveis de habilidades sociais educativas, práticas educativas negativas, problemas de comportamentos e habilidades sociais infantis de alunos diferenciados pela escolaridade, indicadores clínicos de problemas de comportamento e sexo. Participaram do estudo 283 crianças da rede pública de ensino e seus professores que responderam a questionários e participaram de entrevista semiestruturada. Conduziram-se análises estatísticas de correlação e regressão. Em todos os grupos houve correlações positivas entre habilidades sociais educativas e infantis e práticas educativas negativas e problemas de comportamento. Para pré-escolares, as queixas de problemas e as habilidades sociais apresentaram valores preditivos. Para escolares, as variáveis supracitadas, somadas às práticas educativas positivas e negativas, indicaram valores preditivos. Conclui-se que professores podem atuar como fator protetivo ao desenvolvimento infantil, o que requer planejamento. (AU)

Processo FAPESP: 13/08955-0 - Práticas educativas de professores, habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo comparativo e correlacional
Beneficiário:Marília Mariano
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado