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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Ampliando comportamentos pró-éticos dos alunos: relato de pesquisa e intervenção com educadores do ensino fundamental

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Autor(es):
Alessandra Turini Bolsoni Silva ; Ana Cláudia Moreira Almeida Verdu ; Kester Carrara ; Ligia Ebner Melchiori ; Lúcia Pereira Leite ; Sandra Leal Calais
Número total de Autores: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Temas em Psicologia; v. 21, n. 2, p. 348-359, Dez. 2013.
Resumo

O objetivo desta pesquisa foi o de descrever efeitos de uma intervenção realizada com educadoras de primeira série do ensino fundamental, buscando ampliar habilidades sociais básicas compatíveis com repertórios pró-éticos. Participaram cinco educadoras e 57 alunos e foram aplicados dois instrumentos, a Escala de Comportamento Infantil B. de Rutter para professores (ECI-B) e o Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para Professores (QRSH-Pr); e realizadas filmagens de situações de sala de aula pré e pós intervenção. As educadoras participaram de uma proposta de formação continuada, momentos em que se refletiram questões teóricas vinculadas à formação e desenvolvimento ético-moral, além de temáticas diversas, que emergiram dos resultados da aplicação preliminar dos instrumentos utilizados. Os resultados gerais mostraram aumento na interação positiva aluno-educador, na exibição de comportamentos socialmente hábeis, além de diminuição dos indicativos de problemas de comportamento, ampliando assim os comportamentos pró-éticos na realidade investigada. Diante de tais dados, que indicam o envolvimento de docentes e a sensibilidade dos alunos às contingências programadas, parece auspicioso o emprego de procedimentos sistemáticos de ensino mediante rearranjo de contingências para formação continuada dirigida a temas transversais relevantes, como o da ética nas relações interpessoais, a partir do contexto escolar. (AU)

Processo FAPESP: 04/14157-0 - Ensino fundamental, aprendizagem e desenvolvimento: um aporte da psicologia à construção da cidadania na escola
Beneficiário:Kester Carrara
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público