Busca avançada
Ano de início
Entree


Sociedades culturais, sociedades anônimas: distinção e massificação na economia da cultura brasileira (Rio de Janeiro e São Paulo, 1890-1922)

Texto completo
Autor(es):
Julio Lucchesi Moraes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Flavio Motta; Marisa Midore Deaecto; Arthur Autran Franco de Sá Neto; Ana Paula Cavalcanti Simioni; Maria Helena Vicente Werneck
Orientador: Jose Flavio Motta; Eduardo Victorio Morettin
Resumo

A presente tese analisa os aspectos econômicos do financiamento e gestão da cultura brasileira no período 1890 a 1922 nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. A argumentação baseia-se em amplo levantamento de dados quantitativos extraídos de fontes documentais primárias custodiadas por arquivos históricos brasileiros e internacionais, relativas à dinâmica de iniciativas, espaços e instituições de distintos suportes artísticos música, teatro, cinema e artes plásticas. Mais do que um simples arrolamento de dados, empreende-se aqui um esforço sintético, centrando atenções na identificação de macrofuncionalidades econômicas no universo da cultura em suas mais diferentes manifestações. Em diálogo com grandes nomes da teoria cultural internacional como Pierre Bourdieu e Theodor Adorno, o foco da pesquisa é a identificação e compreensão da ação de duas forças sociais estruturantes: a massificação e a distinção. Coligados, antagônicos e mutuamente influentes, serão esses os dois vieses centrais para a estruturação dos circuitos culturais brasileiros. As duas forças se farão presentes nas mais diversas atividades culturais do período. A resultante dessa complexa interação é um mosaico socioeconômico onde triunfa a distinção, o elitismo e a instrumentalização da cultura para finalidades excludentes. (AU)

Processo FAPESP: 11/01300-2 - Sociedades culturais, sociedades anônimas: distinção e massificação na Economia da Cultura Brasileira (Rio de Janeiro e São Paulo, 1890-1922)
Beneficiário:Julio Lucchesi Moraes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto