Busca avançada
Ano de início
Entree


Autoescrituras performativas: do diário à cena. As teorias do autobiográfico como suporte para a reflexão sobre a cena contemporânea

Texto completo
Autor(es):
Janaina Fontes Leite
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Felisberto Sabino da Costa; Cecília Almeida Salles; Silvia Fernandes da Silva Telesi
Orientador: Felisberto Sabino da Costa
Resumo

O presente trabalho se interessa pelas formas de autorrepresentação e escrita autobiográfica tais quais elas vêm se apresentando em alguns exemplos significativos da cena teatral contemporânea. Seja dentro da vertente \"documental\", seja adotando nomenclaturas mais amplas como \"teatros do real\", proliferam as experiências em que os intérpretes em cena assumem a perspectiva autobiográfica. Desde Philippe Lejeune que sistematizou uma das primeiras pesquisas sobre o gênero até pesquisadores contemporâneos que trabalham sobre a noção de testemunho, temos abordagens diversas do que seriam as escritas do eu. Este trabalho busca tensionar a relação entre o par experiência e representação a partir do aporte fundamental da teoria literária - sobretudo a partir dos anos 1970, que pensa a representação autobiográfica associada à ideia de uma memória criativa - , e de disciplinas que tratam do problema da referencialidade como a história e a psicanálise. (AU)

Processo FAPESP: 12/07544-3 - A autoescritura performativa: do diário à cena - a teoria sobre o gênero autobiográfico como suporte para a reflexão sobre a cena contemporânea
Beneficiário:Janaina Fontes Leite
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado