Busca avançada
Ano de início
Entree

Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Maurício Pietrocola é licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1984) e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1988). Iniciou a carreira docente como professor de Física em Escolas de nível médio (1984-1988). Realizou seu doutoramento em Epistemologia e História da ciência na Universidade de Paris VII (1992). Fez Livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo intitulada: ?Reflexões Histórico-Epistemológicas e o Ensino das Ciências?(2004). Foi professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (1993-2002). Foi secretário de Educação na Sociedade Brasileira de Física por duas gestões (1999-2001 e 2001-2003). Foi membro do International Comission on Physics Education ( 2002- 2005). Na gestão seguinte tornou-se vice-presidência (2005-2008). O pesquisador tem participado da organização de diversos eventos, nacionais e internacionais, de pesquisa em ensino de ciências, . Foi membro correspondente internacional da equipe RESHEIS ( Recherches Epistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et Instituitions scientifiques). Foi pesquisador visitante na Universidade de Maryland e na Universidade Autonoma de Barcelona. Em 2013-2014 foi Distinguished Visiting Fellow no programa Advanced Research Collaborative e no Urban Education Program da City University of New York. É Atualmente professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre Desenvolvimento de estratégias inovadoras no Ensino de Ciências e Formação de professores. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 22/01/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

KARAM, RICARDO. Framing the structural role of mathematics in physics lectures: A case study on electromagnetism. Physical Review Special Topics-Physics Education Research, v. 10, n. 1, . (10/19276-8)

DE MELLO FORATO, THAIS CYRINO; DE ANDRADE MARTINS, ROBERTO; PIETROCOLA, MAURICIO. History and Nature of Science in High School: Building Up Parameters to Guide Educational Materials and Strategies. SCIENCE & EDUCATION, v. 21, n. 5, SI, p. 657-682, . (06/57181-3)

AGUIAR, JOANA G.; KINCHIN, IAN M.; CORREIA, PAULO R. M.; INFANTE-MALACHIAS, MARIA ELENA; PAIXAO, THIAGO R. L. C.. Uncovering and comparing academics' views of teaching using the pedagogic frailty model as a tool: a case study in science education. EDUCATIONAL RESEARCH, v. 62, n. 4, p. 434-454, . (16/09542-9, 18/21857-0)

SAMUEL MOLINA SCHNORR; MAURÍCIO PIETROCOLA. A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências. Ciência e Educação, v. 27, p. -, . (17/07630-0, 15/21926-4)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

FORATO, Thaís Cyrino de Mello. A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz.  2v f. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (06/57181-3

KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior. Estruturação matemática do pensamento físico no ensino: uma ferramenta teórica para analisar abordagens didáticas. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (10/19276-8

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: