Busca avançada
Ano de início
Entree

Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno

CV Lattes GoogleMyCitations ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da USP, é Diretora Executiva da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST). Fez sua carreira acadêmica na FEUSP e o pós-doutorado como visiting scholar na University of North Carolina at Chapel Hill (EUA, 1988-89). Desenvolve pesquisas sobre profissão docente e formação de professores, incluindo o uso de tecnologias de informação e comunicação, área na qual coordenou Projeto Temático/FAPESP. Tem também se dedicado a estudos comparados de etnografia (cf. Teachers' Work: Comparing Ethnographies from Latin America and United States) e de modelos contemporâneos de formação de professores (Brasil e França). Foi Diretora da Faculdade de Educação (2014-18), Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa da USP (2012-14), Membro da Comissão de Atividades Acadêmicas (CAA-USP), Membro da Comissão de Ética (USP), Presidente da Comissão Especial de Regimes de Trabalho da USP (CERT), Coordenadora do CA-Educação do CNPq. Entre as atividades editoriais, foi editora responsável de Educação e Pesquisa (A1) e da Latin American Section, International Handbook of Urban Education (Springer, 2007 e 2017), membro do Editorial Board/ Book Series Education, Equity, Economy (Springer), do Advisory Board/ Oxford Research Encyclopedia of Education (OREE) e Associate Editor da OREE/Qualitative Research Methods in Education (Oxford, USA). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 15/01/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

VIVIANI, L. M.; BUENO, B. O. . A biologia educacional nas escolas normais paulistas: uma disciplina da eficiência física e mental. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 1, p. 43-65, . (99/00140-8)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

SOGA, Marcela Oliveira. Magistério e identidade docente: um estudo sobre professoras egressas do PEC-Municípios. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (10/14202-6

ENGE, Janine Schultz. "Da universidade ao mundo do trabalho: um estudo sobre o início da profissionalização de egressos do curso de licenciatura da USP (1994-1995)". Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (00/06412-9

MONTEIRO, Maria Iolanda. Histórias de vida: saberes e práticas de alfabetizadoras bem sucedidas.. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (02/09372-3

PINCINATO, Daiane Antunes Vieira. Homens e masculinidades na cultura do magistério: uma escolha pelo possível, um lugar para brilhar (São Paulo, 1950 - 1989).. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (03/09406-8

SARTI, Flavia Medeiros. Leitura profissional docente em tempos de universitarização do magistério das séries iniciais.. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (01/00487-0

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: