Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcelo Riberto

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado (2004), Doutorado (2008) e Livre-docência (2016) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especializado em Medicina Física e Reabilitação, Medicina do Trabalho, Acupuntura e certificado pela Associação Médica Brasileira na área de atuação em Dor. Foi médico assistente do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP no período de 2000 a 2010, tendo ocupado o cargo de Diretor da Unidade Lapa. Foi o criador do núcleo de Pesquisas e do Núcleo de Humanização do IMREA. Docente em regime de dedicação integral a docência e pesquisa junto à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) entre 2010 e 2021, onde foi gestor do Centro de Reabilitação, coordenador do Programa de pós-graduação em Ciência da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor e criador do Programa de Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação. Presidente da Sociedade Paulista de Medicina Física e Reabilitação no período de 2012 a 2014. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação como Diretor Científico (2008-2010), vice-presidente (2014-2016), presidente (2016-2020) e tesoureiro (2020-2022). Foi coordenador médico dos Centros de Reabilitação do Hospital de Amor (2021 a 202 na cidade de Barretos (SP) e Araguaína (TO, onde também criou o programa de residência Médica em Medicina Física e Reabilitação. Orientou alunos nos programas de pós-graduação de Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor (mestrado e Doutorado) e Oncologia (Barretos - mestrado), bem como nos mestrados profissionais de Neurologia e Gestão de Organizações de Saúde, ambos em Ribeirão Preto. Foi membro da Comissão de Ética em Pesquisa dos Hospitais das Clínicas de São Paulo e de Ribeirão Preto, onde também atuou como vice-presidente. Tem experiência administrativa de centro de de reabilitação e colaboração na gestão pública e regulação de pacientes para reabilitação. Experiência didática em nível de graduação, pós-graduação, aprimoramento, e desenvolvimento de material didático para formação de cuidadores informais. As linhas de pesquisa estão voltadas à dor musculoesquelética relacionada ao trabalho ou ás doenças degenerativas e ao esporte. reabilitação do atleta e das pessoas com deficiência. Participou da disseminação dos conceitos da Classificação internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde em todo o território nacional, bem como das suas listas resumidas (core sets) e dos seus usos para políticas públicas e perícias. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/02/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: