Busca avançada
Ano de início
Entree

Kester Carrara

CV Lattes ResearcherID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Faculdade de Ciências (FC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Kester Carrara, aposentado em 2019, foi Bolsista de Produtividade do CNPq de 2005 a 2016, Professor Associado (Livre Docente) do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru, SP. Possui mestrado pela PUCSP (1981), doutorado pela UNESP (1996) e livre-docência pela UNESP (2003).Foi criador e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Delineamentos Culturais (GEPEDEC), certificado pela UNESP e cadastrado no CNPq e pesquisador do Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde (LADS) da Unesp. Foi, também, professor de cursos de graduação e dos programas de pós-graduação em Educação e em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília da UNESP. Publicou diversos artigos em periódicos arbitrados, capítulos de livros e livros, sendo referenciado com maior frequência seu "Behaviorismo Radical: Crítica e Metacrítica", pela Editora UNESP. Foi Editor Geral para Língua Portuguesa do periódico internacional Acta Comportamentalia entre 2014-2015. Atualmente (2018 a 2020), é Editor Associado de Acta Comportamentalia. Tem orientado vários trabalhos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, com bolsas FAPESP e CNPq, nas áreas de Educação e Psicologia. É pesquisador e docente-orientador, atualmente, no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, nota CAPES 4, na UNESP-Bauru, programa do qual foi o primeiro Coordenador, entre 2005 e 2007. Participou e participa, sistematicamente, de projetos de pesquisa na área de Psicologia, especialmente sob o enfoque da Análise do Comportamento, ao longo de sua carreira acadêmica como docente universitário desde 1974. Atualmente, sua atuação prioriza História, Teorias e Sistemas em Psicologia, Epistemologia do Behaviorismo Radical e Análise Comportamental da Cultura. Na dimensão de gestão acadêmica, foi membro de diversos conselhos e comissões e várias vezes chefe de departamento de ensino. Em 17/8/2015, recebeu Certificado de Acreditação Honorária e Vitalícia da Associação Brasileira de Análise do Comportamento por contribuições ao desenvolvimento da Análise do Comportamento na pesquisa, ensino, aplicação e divulgação da área no Brasil (Cert. nº 021/2015). Foi Diretor Geral da Faculdade de Filosofia e Ciências, campus da UNESP de Marília, entre 2000 e 2003. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 15/01/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (4)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações2
Citações8
Cit./Artigo4,0
Dados do Web of Science

TAÍSA SCARPIN GUAZI; KESTER CARRARA; CAROLINA LAURENTI. Diferenças no Comportamento Acadêmico de Pesquisadores Seniores e Iniciantes: Uma Análise Comportamentalista. Psicologia : ciência e profissão, v. 40, p. -, . (15/09081-9)

ZILIO, DIEGO. On the Autonomy of Psychology From Neuroscience: A Case Study of Skinner's Radical Behaviorism and Behavior Analysis. REVIEW OF GENERAL PSYCHOLOGY, v. 20, n. 2, p. 155-170, . (13/17950-1, 09/18324-1)

ZILIO, DIEGO. Who, What, and When: Skinner's Critiques of Neuroscience and His Main Targets. BEHAVIOR ANALYST, v. 39, n. 2, p. 197-218, . (13/17950-1, 09/18324-1)

ALESSANDRA TURINI BOLSONI SILVA; ANA CLÁUDIA MOREIRA ALMEIDA VERDU; KESTER CARRARA; LIGIA EBNER MELCHIORI; LÚCIA PEREIRA LEITE; SANDRA LEAL CALAIS. Ampliando comportamentos pró-éticos dos alunos: relato de pesquisa e intervenção com educadores do ensino fundamental. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 348-359, . (04/14157-0)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

BRITO, Maria Cláudia. Análise do perfil comunicativo de alunos com transtornos do espectro autístico na interação com seus professores.  151 f. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Ciências de Bauru.  Universidade Estadual Paulista.  Bauru.  (05/58579-8

STRAPASSON, Bruno Angelo. Um estudo sobre o conceito de "prestar atenção" na análise do comportamento de B. F. Skinner.  127 f. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Ciências de Bauru.  Universidade Estadual Paulista.  Bauru.  (06/53396-5

GUAZI, Taisa Scarpin. Contingências da produção acadêmica universitária : uma análise comportamentalista.  114 f. Dissertação (Mestrado) -  Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Ciências.  (15/09081-9

MIRANDA, Heitor Marques. O Facebook enquanto ferramenta no planejamento cultural : uma análise comportamental de interações na página da prefeitura de Curitiba.  150 f. Dissertação (Mestrado) -  Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Ciências.  (15/12096-8

LOURENCETTI, Luiz Antonio. Descrição e análise de contingências presentes em legislações referentes à mobilidade urbana.  196 f. Dissertação (Mestrado) -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências.  (13/18993-6

PIMENTEL, Andreia Bueno. A docência frente à ruptura teoria-prática : identificação de dificuldades e análise dos efeitos de uma intervenção orientada a partir de queixas de professores recém-formados.  192 f. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia e Ciências.  Universidade Estadual Paulista.  Marília.  (99/02495-8

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: