Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Angélica Seabra Rodrigues Martins

CV Lattes


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1978). Mestrado em Estudos literários e semiótica pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1991); e Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1996). Professor assistente doutor da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação - Universidade Estadual Paulista ´Júlio de Mesquita Filho´ (RDIDP). Experiência na área de Linguística, atuando em: Teorias do discurso, Semiótica, Produção de texto, Filosofia da educação,e Linguística textual. Docente do Curso de Especialização Linguagem, cultura e mídia, da FAAC -Unesp-Bauru, atuando em Retórica no discurso midiático. Desenvolve trabalho interdisciplinar sobre produção de roteiro para o Curso de Comunicação Social, habilitação em Radialismo da FAAC. Mantém grupo de estudos (Cnpq) em uma visão multidisciplinar, envolvendo as áreas de Letras (Linguística, Análise do discurso, Semiótica, Sociolinguística), e da Educação (Filosofia da Educação, Psicologia e Sociologia da Educação). Desenvolve trabalho sobre o estudo do mito na literatura e no cinema, e dos contos de fadas no desenvolvimento infantil . Autora dos livros: "Aprender a pensar - um desafio para a produção textual" e "Retórica e retoricidade - a persuasão na mídia impressa e audiovisual". Organizadora dos livros "Educação, mídia e cognição" (2010) e "O mito e suas repercussões no cinema e na literatura" (2011). "Ética, educação e aprendizagem no Brasil - escolanovismo, ditadura militar, contexto atual" (2012) Coordena os projetos: "Formação de cidadãos e profissionais do futuro", de integração social da criança; "Contos e lendas de Lá e de Cá", narrativas radiofônicas da Galícia e do Brasil; e "Encontro com as fadas" sobre a origem dos contos de fadas, sua aplicação na escola e as mensagens subliminares transmitidas por eles.. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 15/01/2022
4 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: