Resumo
Palestras sobre o projeto e a construção de estruturas de madeira laminada colada no Canadá, e a norma canadense de estruturas de madeira. Entrevistas com os professores e os alunos de mestrado e doutorado do LaMEM. (AU)
Possui graduação em Engenharia Civil EESC-USP pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é Professor Associado 1 no Departamento de Engenharia de Estruturas (SET) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). É professor orientador do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas). Atua na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Madeiras, principalmente nos seguintes temas: estruturas de madeira, pontes de madeira, madeira lamelada colada e madeira - propriedades mecânicas. Concluiu a orientação de 9 teses de doutorado e 17 dissertações de Mestrado. É autor de 5 livros (referentes aos assuntos: estruturas de madeira, sistemas estruturais, e pontes de madeira) e de 6 capítulos de livro. Publicou 83 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. É revisor de artigos de periódicos nacionais e internacionais. Participou de 50 eventos científicos, tendo publicado 161 trabalhos completos em anais de eventos. Em 2010, recebeu o prêmio "Husband Prize", concedido por "The Institution of Structural Engineers", de Londres-Inglaterra, pelo artigo "Log-concrete composite bridge decks in Brazil: requiremenst and applications", publicado na revista "The Structural Enginer", em 2009. Foi coordenador do curso de Engenharia Civil da EESC-USP no período de 2011 a 2014. Atualmente, é coordenador do Laboratório de Madeiras e de Estruturas de Madeira (LaMEM) do SET-EESC-USP, e membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas) do SET-EESC-USP. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Palestras sobre o projeto e a construção de estruturas de madeira laminada colada no Canadá, e a norma canadense de estruturas de madeira. Entrevistas com os professores e os alunos de mestrado e doutorado do LaMEM. (AU)
As cascas formam um gênero dentre os diferentes tipos de estrutura, sendo geralmente empregadas para a cobertura de grandes vãos. A maior parte das formas utilizadas nas estruturas em casca é gerada a partir da revolução ou translação de uma reta ou curva. Sua geometria favorece a transmissão de forças, sendo indicadas para coberturas com grandes vãos. Nesta proposta, pretende-se estudar …
A técnica de fabricação de madeira laminada colada, a partir de lâminas com pequenas dimensões, possibilita a obtenção de elementos estruturais de melhor qualidade e sem as limitações quanto às dimensões, em comparação com a madeira serrada. Para se obter lâminas com o comprimento desejado para os elementos estruturais, são feitas emendas de peças com menores comprimento, sendo as emendas…
O uso de madeira laminada colada (MLC) em países da América do Norte e Europa é bastante difundido. No Brasil, apesar da técnica existir há bastante tempo, só agora começa a ganhar maior impulso. O desenvolvimento de produtos a base de lâminas de madeira se deve à necessidade de se eliminar defeitos nas peças estruturais, tais como nó e medula, os quais são responsáveis pela redução signi…
6 | Auxílios à pesquisa concluídos |
7 | Bolsas no país concluídas |
13 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |