Busca avançada
Ano de início
Entree

Leila Maria Goncalves Leite Hernandez

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1980) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade de Católica de São Paulo (1993). Desde 1998 é docente e pesquisadora de História da África do D.H da FFLCH-USP e desde 2005 é Professora Livre-Docente. Em 2013 foi agraciada com o título de Grã Mestra da Ordem de Rio Branco no grau de Oficial"pelos seus serviços ou méritos excepcionais". Trabalha com História da África, principalmente com os seguintes temas: situação colonial,, resistências e diálogos, movimentos de independência e nacionalismos emancipacionistas. Autora dos livros: Os filhos da terra do sol: formação do estado-nação em Cabo Verde. SP:Selo Negro Ed., 2002,(224 p.); A África na sala de aula- visita à história contemporânea. SP:Selo Negro Ed., 2005 (1a. ed.); 2008 (2a ed.); 2010 (3a.ed.),(678 p.); (4a ed.); Memória e História: Administração para o Desenvolvimento. Praia (Cabo Verde):Secretaria do Estado da Administração Pública, 2011 (450 p).; HERNANDEZ Leila Leite e MARCUSSI, Alexandre Almeida (orgs.) Ideias e Práticas em Transito: Poderes e resistências em África (séculos XIX-XX). SP: Intermeios, 2020. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/02/2023
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: