Busca avançada
Ano de início
Entree

Monica Sanches Yassuda

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade da Flórida, Livre Docente pela USP (2011). Atualmente é professora titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH USP), atuando no Bacharelado em Gerontologia. Ensina e pesquisa temas relacionados à Psicologia do Envelhecimento, como: cognição e envelhecimento, memória, meta-memória, treino cognitivo, demências, neuropsicologia do envelhecimento. Foi Coordenadora do Bacharelado em Gerontologia (2009-2013), Presidente da Comissão de Graduação na EACH USP (2011-2013), Conselheira no Conselho Estadual do Idoso representando a Secretaria do Ensino Superior (2009-2011), Membro do Comitê Estadual de Referência em Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Foi Diretora da EACH USP (2018-2022). É orientadora do Programa de Pós Graduação em Gerontologia da EACH USP e da UNICAMP e em Neurologia da Faculdade de Medicina da USP. Pesquisadora responsável pelo Projeto Temático FAPESP 16/00084-8 "Estudo de seguimento das coortes de Campinas e de Ermelino Matarazzo do estudo FIBRA: preditores e desfechos da fragilidade em idosos no Brasil". (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

FERNANDES, Marisa Tavares. Fatores associados à alta participação social em idosos na idade avançada : estudo Fibra 80+ = Factors associated with high social participation among very old people: fibra 80+ Study.  72 f. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Ciências Médicas.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (18/05461-0

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: