Busca avançada
Ano de início
Entree

Nélio Marco Vincenzo Bizzo

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia - Genética) pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1991). Foi aluno bolsista de pós-graduação da Liverpool University (1990-1) e realizou estágio na Leeds University (1992-3), com bolsa de pós-doutoramento da CAPES/MEC. Foi aprovado no concurso de Livre Docência em Metodologia de Ensino de Ciências (1994) e no concurso de Professor Titular de Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas (2000). Foi Visiting Professor da Università Degli Studi di Verona (2010-1) e da Università Degli Studi di Padova (2014-5). É professor titular (MS6) Sênior de Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde atua na pós-graduação, e Professor Adjunto I do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema. Foi membro do Conselho Nacional de Educação, nomeado Secretário de Educação de São Paulo (2003), eleito vice-diretor da Faculdade de Educação da USP (2002-2006), em exercício da direção entre dez/2005 e abr/2006, quando implantou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (DOE 11/Mar/2006), que se tornou referência para o programa nacional (PIBID) implementado quase dois anos depois (DOU 13/Dez/2007). Foi selecionado como perito do Painel Internacional de Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services - IPBES, 2014-2019, órgão ligado à ONU), no comitê de assessoramento de formação de recursos humanos. É coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução (EDEVO-Darwin), da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e do Projeto Temático BIOTA/Fapesp-Educação (2018-2023), que articula cinco instituições acadêmicas (USP, UFABC, UNIFESP, USCS e Instituto Butantan). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, história da ciência aplicada ao ensino de ciências, ensino de evolução, e metodologia de ensino da ciência. É Bolsista 1A do CNPq (2021-2026). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Material didático com conteúdo local pode estimular aprendizado e conservação 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/11/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (3)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações1
Citações0
Cit./Artigo0,0
Dados do Web of Science

SANTOS‚ S.; BIZZO‚ N.. From “new genetics” to everyday knowledge: Ideas about how genetic diseases are transmitted in two large Brazilian families. SCIENCE EDUCATION, v. 89, n. 4, p. 564-576, . (00/03660-1)

CRISTINE SANTOS DE SOUZA DA SILVA; TANIA RENATA PROCHNOW; GIUSEPPE PELLEGRINI; NELIO BIZZO. Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios Ambientais. Ciência e Educação, v. 26, p. -, . (16/05843-4)

FRANZOLIN, FERNANDA; GARCIA, PAULO S.; BIZZO, NELIO. Amazon conservation and students' interests for biodiversity: The need to boost science education in Brazil. SCIENCE ADVANCES, v. 6, n. 35, . Citações Web of Science: 0. (16/05843-4)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

FRANZOLIN, Fernanda. Conhecimentos básicos de genética segundo professores e docentes e sua apresentação em livros didáticos e na academia: aproximações e distanciamentos. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (07/59854-8

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: