Busca avançada
Ano de início
Entree

Roseli Rodrigues de Mello

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É professora sênior, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) . Tornou-se professora titular no ano de 2016. Antes de dar início à sua carreira no ensino superior, foi professora de educação infantil, das séries iniciais do ensino fundamental e coordenadora pedagógica de escola de educação básica, de 1982 a 1989. Formou-se em Pedagogia e realizou mestrado e doutorado em Educação, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No ensino superior, lecionou na UNESP - Campus Marília, em 1990 e 1991 e ingressou como efetiva na UFSCar em 1992, nela desenvolvendo sua carreira como docente do curso de Licenciatura em Pedagogia. Desde 1999, é também docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFSCar), orientando mestrado e doutorado. Realizou seu primeiro pós-doutorado em 2001-2002, junto à Comunidade de Pesquisa em Excelência para Todos (CREA), na Universidade de Barcelona/Espanha. No retorno, fundou o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), e está à frente de sua coordenação. Transferiu para o Brasil a transformação de escolas em Comunidades de Aprendizagem e as Tertúlias Literárias Dialógicas. É coordenadora de convênios internacionais com a Universidade de Barcelona e a Universidade de Córdoba, ambas localizadas na Espanha. Coordena e participa de pesquisas nacionais e internacionais. Publicou dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais reconhecidas. Teve um de seus livros, Comunidade de aprendizagem: outra escola é possível, premiado com um Jabuti, em 2013. Foi coordenadora do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar entre 2012 e 2013. Foi bolsista produtividade CNPq de 2008 a 2018. Compôs o Comitê de Acompanhamento da Pós-Graduação em Educação da Capes, no triênio 2007-2009, e no triênio 2010-2012. Na extensão universitária, desde 2002, coordenou e/ou integrou equipes de formação de escolas e redes de ensino, no Brasil e em outros seis países da América Latina, em atuações de êxito, em comunidades de aprendizagem e em prevenção de violência de gênero. Desde 2016, é uma das editoras da revista internacional REMIE - Multidisciplinar Journal of Educational Research - Web of Science. Foi editora de tópico especial na revista Frontiers in Psychology and Frontiers in Education, nos anos de 2018 e 2021. A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha de Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores, dedicando-se às seguintes temáticas: aprendizagem dialógica, comunidades de aprendizagem, atuações educativas de êxito, tertúlias dialógicas, pesquisa educacional com base em evidências científicas, educação de adultos, atuação docente para a transformação, bases freireanas da educação. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/06/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: