Resumo
O PRESENTE PROJETO TEM POR OBJETIVO ADEQUAR A INFRAESTRUTURA COLETIVA EXISTENTE PARA UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DAS PESQUISAS DOS DOCENTES. (AU)
Professor Titular (RDIDP) da Universidade de São Paulo, na Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP-USP) e professor orientador nos Programas de Pós-graduação em Psicologia (FFCLRP-USP) e Educação Física (EEFERP-USP). Foi Professor Visitante na Universidade de Bordeaux em 2019 (Programa ERASMUS) e Pesquisador Visitante na Universidade Paris-Cité (2022). Foi Diretor da EEFERP/USP (08/2017 à 08/2021). Coordenador do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) da EEFERP-USP (08/2022 a 07/2023) e Ouvidor do campus da USP de Ribeirão Preto (2022-2023).Presidiu a ABRAPESP - Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (11/2017-11/2019).Possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia (1999) e formação de psicólogo (2000) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP e doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2004) com estágio pela Università Lateranense (Roma) e Université de la Sorbonne (Paris). De 2005 a 2009 foi professor junto à Escola de Artes Ciências e Humanidades (USP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fenomenologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Artes Marciais e Esportes de Combate, Psicologia do Esporte, Fenomenologia Clássica, História dos Saberes Psicológicos, Educação Física e Esporte.Colunista convidado da Folha e São Paulo durante os Jogos Paralímpicos de Tóquio. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
O PRESENTE PROJETO TEM POR OBJETIVO ADEQUAR A INFRAESTRUTURA COLETIVA EXISTENTE PARA UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DAS PESQUISAS DOS DOCENTES. (AU)
O PRESENTE PROJETO TEM POR OBJETIVO ADEQUAR A INFRAESTRUTURA COLETIVA EXISTENTE PARA UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DAS PESQUISAS DOS DOCENTES. (AU)
Por meio da identificação e compreensão de fenômenos psicológicos que atuam na experiência combativa de praticantes em levantamentos empíricos, o presente projeto visa articular uma Teoria do Combate Corporal e uma Psicologia das Artes Marciais e dos Esportes de Combate. Conforme a hipótese a ser examinada, uma perspectiva psicológica das Artes Marciais e dos Esportes de Combate passaria …
Objetiva-se identificar e compreender, em meio a relatos de experiência, como o(a)s professore(a)s de artes marciais e esportes de combate (AM&EC) percebem casuais modificações de seu(a)s aluno(a)s ocasionadas por situações disruptivas vividas em práticas de combate. Trata-se de um trabalho qualitativo, exploratório e descritivo que se estende a partir de um projeto PUB de Iniciação Cient…
Objetiva-se identificar e compreender, através de relatos de experiência em primeira pessoa, como os praticantes iniciantes de uma (ou mais) entre 08 tipos de AM&EC experienciam os processos de mudança e desenvolvimento pessoal mediante ocorrências disruptivas durante a prática de sua modalidade. Trata-se de um trabalho qualitativo, exploratório e descritivo que tomará como fonte de análi…
Este trabalho consiste em um estudo fenomenológico que contempla o corpo a corpo nas artes marciais e nos esportes de combate, especialmente a partir das suas mais diversas manifestações. Possui o objetivo de mapear estas práticas e compreender como o corpo se põe a lutar, atravessado por nuances culturais, na promoção de um entendimento que não seja apenas pautado na esfera reflexiva e d…
Por meio da identificação e compreensão de fenômenos psicológicos que atuam na experiência combativa de praticantes em levantamentos empíricos, o presente projeto visa articular uma Teoria do Combate Corporal e uma Psicologia das Artes Marciais e dos Esportes de Combate. Conforme a hipótese a ser examinada, uma perspectiva psicológica das Artes Marciais e dos Esportes de Combate passaria …
A partir de uma amostra hispano-brasileira, objetiva-se identificar e compreender, através de relatos de experiência em primeira pessoa, como os praticantes iniciantes de uma (ou mais) entre 08 tipos de AM&EC experienciam os processos de mudança e desenvolvimento pessoal mediante ocorrências disruptivas durante sua prática. A proposta desponta de um projeto FAPESP de Mestrado (2023/01012-…
Compreender a escuta tem importância prática no exercício profissional da psicologia e reenvia a problemas metodológicos e epistemológicos. O rigor da transposição conceitual da Filosofia à Psicologia é variado e elaborado com diferentes graus de ecletismo teórico, o que está sujeito a severas críticas suscitando um debate acerca da relação entre fenomenologia e clínica. Esta pesquisa tem…
A partir de uma de uma amostra luso-brasileira, objetiva-se identificar e compreender, em meio a relatos de experiência, como é a percepção de professore(a)s de artes marciais e esportes de combate (AM&EC) acerca de eventuais modificações de seu(a)s aluno(a)s ocasionadas por situações disruptivas vividas em práticas de combate. Trata-se de um trabalho qualitativo, exploratório e descritiv…
Este trabalho consiste em um estudo fenomenológico no karate, na capoeira e no MMA, com base na noção de corpo em M. Merleau-Ponty. Possui o objetivo de compreender como praticantes de karate, capoeira e MMA experienciam seu corpo em combate, atentando para os processos psicológicos e culturais concernentes à constituição vivida na prática de cada uma destas modalidades. Para tanto, serão…
A história das ideias psicológicas aborda noções e concepções externas à psicologia científica (embora nem sempre externas à ciência), relativas a fenômenos que podem ser compreendidos como psíquicos. Quanto menos próximas às convenções construtivas e abstraídas da ciência, mais as ideias psicológicas prestam-se às reduções que favorecem compreensões apuradas de sua constituição. É nesse …