Resumo
Utilizar os recursos da Reserva Técnica Institucional segundo as normas especificadas no manual de Reserva Técnica da Fapesp (AU)
Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química (IQ) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Paolo Di Mascio é Professor Titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2000). Graduação em Tecnologia Biomédica pela Université Catholique de Louvain (1987) , graduação em Química Clínica pela Université Libre de Bruxelles (Couvreur- De Mot) (1984). Doutorado em Tecnologia Biomédica pela Faculté de Médecine,Université Catholique de Louvain / Universidade de Düsseldorf (1989) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1994). Tem experiência na área de Bioquímica , com ênfase em Metabolismo e Bioenergética, mais especificamente Arquitetura Molecular e Processos Redox. Seus interesses de pesquisa incluem desvendar os mecanismos pelos quais espécies "reativas" de oxigênio, principalmente o oxigênio singlete, desempenham papéis fisiológicos e patofisiológicos. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a): |
A la hora de las dificultades |
Na hora do aperto |
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a): |
CEBiTOR 2019 |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Utilizar os recursos da Reserva Técnica Institucional segundo as normas especificadas no manual de Reserva Técnica da Fapesp (AU)
O estudo de processos redox tem alto potencial para elucidar mecanismos integrativos, devido à ubiquidade e potência de efeitos. Muitos estudos envolvem o papel de mecanismos redox em doenças. Porém, a complexidade deste campo aumentou com respeito a estruturas, estrutura-função, métodos, patologia molecular e sub-celular de proteínas redox, genômica, proteômica e metabolômica do estresse…
Utilizar os recursos da Reserva Técnica Institucional segundo as normas especificadas no manual de Reserva Técnica da FAPESP. (AU)
Aquisição no IQ_USP (CA) de espectrofluorímetro, fundamental para a continuidade do desenvolvimento de pesquisas competitivas na fronteira do conhecimento. A técnica é de extrema importância para a pesquisa em química e bioquímica com aplicações em agricultura, toxicologia, saúde, entre outras. (AU)
Substituição na Central Analitica (IQ-USP) de um equipamento de espectrometria de massa tipo GC MS de última geração é atualmente fundamental para a continuidade do desenvolvimento de pesquisas competitivas na fronteira do conhecimento. A técnica é de extrema importância para a pesquisa em química e bioquímica sobre estrutura e modificações estruturais de moléculas com aplicações em agric…
O desenvolvimento de nanoplataformas multifuncionais com diagnóstico e terapia local simultânea, e que evita efeitos colaterais, é altamente desejado para um tratamento preciso. O oxigênio singlete (1O2) é uma espécie altamente reativa usada pelo sistema biológico como uma ferramenta de defesa contra agentes nocivos-e na terapia contra o Câncer devido à sua pronta interação com lipídios i…
O oxigênio molecular eletronicamente excitado ao estado singlete 1Δg (1O2) é conhecido por sua reatividade em proximidade a moléculas orgânicas com alta densidade eletrônica. Reações do 1O2 com biomoléculas têm sido estudadas nas últimas décadas como fonte de estudo das lesões relacionadas a processos citotóxicos e patofisiológicos, o que é indicativo da importância do estudo desta molécu…
As tiopurinas azatioprina, 6-tioguanina (6-TG) e 6-mercaptopurina (6-MP) são utilizadas como imunossupressores em pacientes que foram submetidos a transplantes e para o tratamento de doenças inflamatórias como artrite reumatóide e lúpus sistêmico. Esses fármacos são metabolizados pela via de resgate de purinas, convertidos em nucleotídeos de tioguanina e então incorporados ao DNA como 6-T…
Em 2008, dois hidroperóxidos de triptofano isômeros (cis e trans WOOH) foram caracterizados pelo nosso grupo como os principais produtos de oxidação do triptofano por oxigênio singlete. Estes peróxidos decompõe-se em álcoois, formilquinurenina e quinurenina. Em 2010, propôs-se que a quinurenina seria um fator relaxante do endotélio que auxilia no controle da pressão arterial. Sob condiçõe…
Os danos em biomoléculas (por exemplo, em proteínas) podem ser gerados por oxidantes extremamente reativos, como o radical hidroxila (*OH), ou por oxidantes menos reativos, e consequentemente mais seletivos tais como radicais peroxila, ácido hipocloroso (HOCl) e oxigênio singlete (O2(1g)). O HOCl por exemplo, desempenha um papel importante na defesa contra patógenos. Entretanto, esta mes…
Nanopartículas dopadas com íons terras raras trivalentes (TR3+) podem exibir o fenômeno de upconversion. Este processo consiste na excitação do material com dois ou mais fótons e subsequente, emissão de um fóton de maior energia. Dessa forma, é possível utilizar uma fonte de excitação na região da janela biológica e obter emissões nas regiões do UV, visível e infravermelho próximo. As van…