Resumo
Condições de ensino e desenvolvimento cultural de estudantes público-alvo da educação especial no contexto escolar: o direito à educação básica em perspectiva (AU)
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE-UNIMEP), com apoio CNPq. Doutora em Educação na área Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP), com apoio FAPESP. Realizou pós-doutorado em Psicologia Educacional na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP), no período de 2014 a 2016, com apoio FAPESP, e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP), no período de 2018 a 2019, com apoio CAPES. Atualmente é Professora Adjunta do quadro efetivo da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba (UFSCar-So), junto ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) na Linha "Teorias e Fundamentos da Educação Escolar e Não Escolar". Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Educação (2024-2026). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação - Educação Especial UFSCar-So (NEPEDE-EEs) e integrante do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL) da FE-UNICAMP. Integra o Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE (2024-2025). É editora assistente do Cadernos Cedes (CEDES) e editora de seção do Periódico Horizontes. Tem participado na realização de projetos de investigação relacionado aos seguintes temas: Educação Especial e inclusiva, trajetórias e processos de escolarização de pessoas com deficiência, políticas públicas, direitos humanos e práticas institucionais, linguagem, teorias e fundamentos da educação com ênfase na teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Condições de ensino e desenvolvimento cultural de estudantes público-alvo da educação especial no contexto escolar: o direito à educação básica em perspectiva (AU)
A presente proposta de investigação configura-se como continuidade e desdobramento do estudo de Doutorado intitulado "Constituição Humana, Deficiência e Educação: Problematizando o conceito de compensação na perspectiva histórico-cultural". Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, cujo objetivo geral é apurar a concepção de linguagem, personalidade e desenvolvimento humano a partir da p…
Tratar de conceitos na obra de Lev S. Vigotski é sempre um desafio que repercute em polêmicas, posto o seu caráter de inacabamento, intersecção e não fechamento de noções. Tendo em vista que o autor não fornece respostas prontas, mas aponta caminhos para possíveis discussões que permeiam a contemporaneidade, a presente pesquisa está orientada para a reflexão do conceito de compensação, ab…
1 | Auxílios à pesquisa contratados |
2 | Bolsas no país concluídas |
3 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |