Busca avançada
Ano de início
Entree

Patricia Leonardelli

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (LUME)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Texto de apresentação Patricia Leonardelli é atriz, professora e pesquisadora de Teatro. Nasceu em 31/01/1975 em Porto Alegre, RS, onde se graduou em Comunicação Social/Jornalismo pela PUCRS. Em 1998, se estabelece em São Paulo para desenvolver sua pesquisa de mestrado junto ao Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP) em que analisa o conceito de treinamento através do estudo comparativo entre as singularidades dos procedimentos de formação do ator e do dançarino moderno (ocasião em que viaja à Dinamarca para vivenciar o treinamento expressivo do Grupo Odin Teatret); enquanto, paralelamente, inicia sua trajetória docente junto ao Curso profissionalizante de atuação da PUCRS. Em 1999, inicia os trabalhos como professora convidada do curso de Interpretação na graduação da ECA/USP, tarefa que irá realizar pelos seis anos seguintes. Em 2002, ingressa no doutorado na mesma instituição, produzindo estudo sobre as relações entre memória, corpo e criação que resultariam em sua tese publicada em 2011 com apoio da Fapesp, intitulada A Memória como Recriação do Vivido. Em 2010, recebe convite para realizar o primeiro pós-doutoramento junto ao LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp dentro do Projeto Temático Memória(s) e Pequenas Percepções, subvencionado pela Fapesp, e coordenado pelo Prof. Dr. Renato Ferracini. Essa experiência resulta na tese Fronteiras da Linguagem (a ser publicada em 2018) em que ao tripé de investigação corpo-memória-criação, abordado no doutoramento, soma-se a análise de um quarto campo, a produção de linguagem. O aprofundamento e revisão desta mais recente pesquisa foram possíveis graças à obtenção da bolsa CAPES para estágio em pós-doutoramento junto ao Instituto de Artes (IA), Unicamp, em 2014. Recentemente, lecionou na SP Escola de Teatro e é professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do IA/Unicamp, onde entre 2011 e 2013 coordenou a disciplina sobre memória, criação e formas discursivas. Também atua como docente na pós-graduação da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) e é pesquisadora-colaboradora do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. Tem artigos publicados nas revistas Sala Preta, Urdimento e Cena, montou mais de vinte espetáculos entre teatro, dança e circo, e trabalhou com alguns dos principais coletivos de criação teatral de São Paulo. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: