Busca avançada
Ano de início
Entree

Júlio César Coelho de Rose

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel em Psicologia pela Universidade de Brasília (1972), Mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1979) e Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1981). Pós-doutorado no Departamento de Neurologia Comportamental, Eunice Kennedy Shriver Center for Mental Retardation, Massachusetts, EUA, com apoio da CAPES/Fulbright. Atualmente sou Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos. Ministro regularmente a disciplina Psicologia Geral para o primeiro semestre da graduação em psicologia, e Estudos Avançados sobre Comportamento e Cognição para a pós-graduação, além de outras disciplinas de graduação e pós. Fui coordenador do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, formado por pesquisadores de várias universidades e apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência do MCT/CNPq (1998/2004) e CNPq/FAPESP (2004-2008). Sou Diretor de Pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT/ECCE), editor associado do The Psychological Record, membro do Conselho Editorial dos periódicos The Analysis of Verbal Behavior e European Journal of Behavior Analysis e Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico (CLICS). Fui membro da Coordenação de Ciências Humanas e Sociais da FAPESP, de 2009 a 2021. Minhas pesquisas são voltadas para a análise comportamental da função simbólica e suas aplicações a questões culturais. Destaco quatro contribuições científicas (sempre em colaboração com colegas e/ou alunos): 1) uma das primeiras demonstrações experimentais de transferência de funções entre estímulos equivalentes (de Rose, McIlvane, Dube, Galpin & Stoddard, 1988; de Rose, McIlvane, Dube & Stoddard, 1988); 2) desenvolvimento e avaliação de um programa individualizado (e posteriormente informatizado) de ensino de rudimentos de leitura e escrita, com base em processos e procedimentos de controle de estímulos (de Rose, de Souza & Hanna, 1996; de Souza, de Rose, Faleiros, Bortoloti, Hanna & McIlvane, 2009); 3) identificação de propriedades quantitativas de relações simbólicas (Bortoloti & de Rose, 2009, 2011); e 4) abordagem experimental de atitudes, preferências e preconceitos com base em responder relacional derivado (Perez, de Almeida, & de Rose, 2015; Mizael, de Almeida, Silveira, & de Rose, 2016; Santos & de Rose, 2018). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/11/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Acervo Alfabetização Análise de dados Análise do comportamento Análise experimental Ansiedade Aprendizagem Aquisição de materiais Arquivos Behaviorismo radical Behaviorismo Bibliotecas comunitárias Bibliotecas Ciência cognitiva Ciências Humanas Cognição Comportamento alimentar Comportamento de esquiva Comportamento verbal Comportamento Compreensão Comunicação verbal Conceitos (lógica) Controle do estímulo Cooperação internacional Crianças autistas Crianças Cultura (sociologia) Currículos e programas Deficiência mental Desamparo aprendido Desenvolvimento infantil Desenvolvimento moral Diferencial semântico Discriminação do estímulo Eletrofisiologia Ensino e aprendizagem Envelhecimento cognitivo Equivalência de estímulos Escrita Esquemas de reforço Estados emocionais Estereótipos (psicologia) Estímulo condicionado Estímulos Estudantes universitários Ética (filosofia) Ética em pesquisa Fracasso escolar Fundamentos e Medidas da Psicologia Habilidades sociais Idosos Imagem corporal Infraestrutura de pesquisa Infraestrutura Ingestão de alimentos Intercâmbio de pesquisadores Jogos de computador Laboratórios Leitura e escrita Leitura Linguagem Livros Magnetoencefalografia Matching to sample Memória (psicologia) Memória semântica Metodologia da pesquisa Modernização Mudança (comportamento social) Mudança de atitude Neurociências Notação musical Obesidade pediátrica Pais Pensamento Percepção (psicologia) Peso corporal Práticas culturais Pré-escolar Preconceito racial Preconceito Processos eletrofisiológicos Projetos de infraestrutura Psicologia Experimental Psicologia do Desenvolvimento Humano Psicologia Recursos para a pesquisa Rede nervosa Reforço (psicologia) Rejeição em psicologia Repressão psicológica Serviços de informação Serviços para usuários de bibliotecas Significado Síndrome de Down Síndrome de Williams Sociologia Sustentabilidade Terapia de aceitação e compromisso Topografia Transferência de função Transtornos de ansiedade Utopia
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (34)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações26
Citações72
Cit./Artigo2,8
Dados do Web of Science

SILVEIRA, MARCELO VITOR; AGGIO, NATALIA MARIA; CORTEZ, MARIELE DINIZ; BORTOLOTI, RENATO; RICO, VIVIANE VERDU; DE ROSE, JULIO C.. Maintenance of Equivalence Classes and Transfer of Functions: The Role of the Nature of Stimuli. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 66, n. 1, p. 65-74, . Citações Web of Science: 9. (10/08399-1, 08/50988-4, 11/12847-2, 12/21425-7)

GISELE STRAATMANN; SEBASTIÃO SOUSA ALMEIDA; JULIO C. DE ROSE. Computerized assessment of food preferences in adolescents in the stimulus equivalence paradigm. Temas em Psicologia, v. 22, n. 3, p. 613-624, . (03/09928-4)

MARIÉLE DINIZ CORTEZ; JULIO CESAR DE ROSE; TATHIANNA AMORIM SOUZA MONTAGNOLI. Treino e manutenção de correspondência em autorrelatos de crianças com e sem história de fracasso escolar. Acta comport., v. 21, n. 2, p. 139-157, . (07/57574-8, 06/54261-6, 08/57705-8)

WAGNER R. DA SILVA; DEISY G. DE SOUZA; MARIA CECÍLIA BEVILACQUA; JAIR LOPES JR.. Operant measurement of auditory threshold in prelingually deaf users of cochlear implants: II. Psychology & Neuroscience, v. 4, n. 1, p. 89-102, . (08/57705-8, 03/09928-4)

ELENICE S. HANNA; MARINA KOHLSDORF; REGIANE S. QUINTEIRO; VIRGÍNIA M. D. FAVA; DEISY DAS GRAÇAS DE SOUZA; JÚLIO C. DE ROSE. Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 24, n. 1, p. 45-57, . (05/56502-8)

SILVEIRA, MARCELO V.; MACKAY, HARRY A.; DE ROSE, JULIO C.. Measuring the ``transfer of meaning{''} through members of equivalence classes merged via a class-specific reinforcement procedure. LEARNING & BEHAVIOR, v. 46, n. 2, p. 157-170, . Citações Web of Science: 2. (15/08332-8, 11/12847-2)

AMD, MICAH; ROCHE, BRYAN. Assessing the Effects of a Relational Training Intervention on Fluid Intelligence Among a Sample of Socially Disadvantaged Children in Bangladesh. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 68, n. 2, p. 141-149, . Citações Web of Science: 1. (15/24159-4)

PEREZ, WILLIAM FERREIRA; DE ALMEIDA, JOO HENRIQUE; DE ROSE, JULIO C.. Transformation of Meaning Through Relations of Sameness and Opposition. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 4, p. 679-689, . Citações Web of Science: 6. (08/57705-8, 10/09251-8)

ARANTES, ANA; DE ROSE, JULIO C.. High Probability of Equivalence Class Formation with Both Sample-S plus and Sample-S- Controlling Relations in Baseline. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 4, p. 743-748, . Citações Web of Science: 4. (08/57705-8, 08/06254-6)

AMD, MICAH; ROCHE, BRYAN. Transforming valences through transitive inference: How are faces emotionally dissonant?. QUARTERLY JOURNAL OF EXPERIMENTAL PSYCHOLOGY, v. 70, n. 12, p. 2478-2496, . Citações Web of Science: 4. (15/24159-4)

AMD, MICAH; MACHADO, ARMANDO; DE OLIVEIRA, MARLON ALEXANDRE; PASSARELLI, DENISE APARECIDA; DE ROSE, JULIO C.. Effects of Nodal Distance on Conditioned Stimulus Valences Across Time. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 10, . Citações Web of Science: 1. (15/24159-4, 14/50909-8, 17/02550-9)

HUGHES, SEAN; BARNES-HOLMES, DERMOT; VAN DESSEL, PIETER; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; STEWART, IAN; DE HOUWER, JAN. On the symbolic generalization of likes and dislikes. JOURNAL OF EXPERIMENTAL SOCIAL PSYCHOLOGY, v. 79, p. 365-377, . Citações Web of Science: 2. (14/01874-7)

HANNA, ELENICE S.; KOHLSDORF, MARINA; QUINTEIRO, REGIANE S.; DE MELO, RAQUEL MARIA; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS; DE ROSE, JULIO C.; MCILVANE, WILLIAM J.. RECOMBINATIVE READING DERIVED FROM PSEUDOWORD INSTRUCTION IN A MINIATURE LINGUISTIC SYSTEM. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 95, n. 1, p. 21-40, . Citações Web of Science: 2. (05/56502-8, 03/09928-4, 08/57705-8)

DEBERT, PAULA; HUZIWARA, EDSON M.; FAGGIANI, ROBSON BRINO; SIMOES DE MATHIS, MARIA EUGENIA; MCILVANE, WILLIAM J.. EMERGENT CONDITIONAL RELATIONS IN A GO/NO-GO PROCEDURE: FIGURE-GROUND AND STIMULUS-POSITION COMPOUND RELATIONS. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 92, n. 2, p. 233-243, . Citações Web of Science: 17. (03/09928-4)

TONIOLLO REIS, LUIS FERNANDO; PEREZ, WILLIAM FERREIRA; DE ROSE, JULIO CESAR. Accounting for Musical Perception Through Equivalence Relations and Abstraction: An Experimental Approach. INTERNATIONAL JOURNAL OF PSYCHOLOGY AND PSYCHOLOGICAL THERAPY, v. 17, n. 3, p. 279-289, . Citações Web of Science: 2. (08/57705-8, 07/58819-4, 14/50909-8)

GOMES, CAINA T.; PEREZ, WILLIAM F.; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; RIBEIRO, ARTHUR; DE ROSE, JULIO C.; BARNES-HOLMES, DERMOT. Assessing a Derived Transformation of Functions Using the Implicit Relational Assessment Procedure Under Three Motivative Conditions. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 4, p. 487-497, . Citações Web of Science: 1. (17/10037-0, 08/57705-8, 16/05935-6)

HENKLAIN, MARCELO H. O.; HAYDU, VERONICA BENDER; CARMO, JOAO S.; MUNIZ, MONALISA; PEREZ, WILLIAM F.. Expanding the evidence of content validity for the Teacher Behavior Checklist using the IRAP: TBC's content validity using the IRAP. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 2, p. 205-214, . Citações Web of Science: 0. (16/05935-6, 08/57705-8, 17/10037-0)

WAGNER R. DA SILVA; DEISY DAS GRAÇAS DE SOUZA; MARIA CECÍLIA BEVILACQUA; MÁRCIA Y. T. KIMURA; JAIR LOPES JR.. Medidas operantes de limiar auditivo em crianças com surdez pré-lingual, usuárias de implante coclear. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 24, n. 2, p. -, . (03/09928-4, 08/57705-8)

DE ALMEIDA, JOAO H.; CORTEZ, MARIELE DINIZ; DE ROSE, JULIO C.. The Effects of Monitoring on Children's Rule-Following in a Computerized Procedure. ANALYSIS OF VERBAL BEHAVIOR, v. 36, n. 2, . Citações Web of Science: 0. (12/21425-7, 08/57705-8, 14/50909-8, 14/01874-7)

MIZAEL, TAHCITA M.; DE ALMEIDA, JOAO H.; ROCHE, BRYAN; DE ROSE, JULIO C.. Effectiveness of Different Training and Testing Parameters on the Formation and Maintenance of Equivalence Classes: Investigating Prejudiced Racial Attitudes. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 71, n. 2, p. 265-277, . Citações Web of Science: 0. (14/50909-8, 15/10225-5, 14/01874-7, 08/57705-8)

AMD, MICAH; PASSARELLI, DENISE APARECIDA. Dissociating preferences from evaluations following subliminal conditioning. ACTA PSYCHOLOGICA, v. 204, . Citações Web of Science: 0. (15/24159-4, 19/01406-7)

PEREZ, WILLIAM F.; HUZIWARA, EDSON M.; RODRIGUES, RAONE M.; VILELA, EDUARDO C.; TOMANARI, GERSON Y.; VAIDYA, MANISH. Effect of observing response requirements to sample and comparison stimuli on the establishment of reject control (sample/S- relations). JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 114, n. 1, . Citações Web of Science: 0. (16/05935-6, 08/57705-8, 09/51176-6, 17/10037-0)

DE ALMEIDA, JOAO H.; DE ROSE, JULIO C.. Changing the Meaningfulness of Abstract Stimuli by the Reorganization of Equivalence Classes: Effects of Delayed Matching. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 3, p. 451-461, . Citações Web of Science: 9. (08/57705-8, 10/09251-8)

BORTOLOTI, RENATO; ROSE, JÚLIO C. DE; GALVÃO, OLAVO DE FARIA. Tempo de detecção de estímulos abstratos equivalentes a expressões faciais. Temas em Psicologia, v. 13, n. 1, p. 52-60, . (03/09928-4)

JOSÉ ANTONIO BERNARDINO JÚNIOR; FABIANA REGO FREITAS; DEISY G. DE SOUZA; ELISANDRA ANDRÉ MARANHE; HELOISA HELENA MOTTA BANDINI. Aquisição de leitura e escrita como resultado do ensino de habilidades de consciência fonológica. Rev. bras. educ. espec., v. 12, n. 3, p. 423-450, . (03/09928-4)

HARTE, COLIN; BARNES-HOLMES, DERMOT; MOREIRA, MURILO; DE ALMEIDA, JOAO H.; PASSARELLI, DENISE; DE ROSE, JULIO C.. Exploring a Training IRAP as a single participant context for analyzing reversed derived relations and persistent rule-following. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 115, n. 2, . Citações Web of Science: 1. (14/50909-8, 19/01406-7)

AMD, MICAH; DE OLIVEIRA, MARLON A.; PASSARELLI, DENISE A.; BALOG, LIVIA C.; DE ROSE, JULIO C.. Effects of orientation and differential reinforcement II: transitivity and transfer across five-member sets. Behavioural Processes, v. 150, p. 8-16, . Citações Web of Science: 1. (15/24159-4, 14/50909-8)

RIBEIRO, GIOVAN W.; SILVEIRA, MARCELO V.; MACKAY, HARRY A.; DE ROSE, JULIO C.. The Effect of Conditional Discrimination Reversals with SMTS and DMTS on Reorganization of Equivalence Classes. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 66, n. 4, p. 589-597, . Citações Web of Science: 3. (15/08332-8, 11/12847-2)

AMD, MICAH; DE ALMEIDA, JOAO H.; DE ROSE, JULIO C.; SILVEIRA, CAROLINA C.; POMPERMAIER, HENRIQUE M.. Effects of orientation and differential reinforcement on transitive stimulus control. Behavioural Processes, v. 144, p. 58-65, . Citações Web of Science: 3. (15/24159-4)

DUBE, WILLIAM V.; THOMPSON, BROOKS; SILVEIRA, MARCELO V.; NEVIN, JOHN A.. The Role of Contingencies and Stimuli in a Human Laboratory Model of Treatment of Problem Behavior. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 67, n. 4, p. 463-471, . Citações Web of Science: 1. (15/08332-8, 11/12847-2)

AMD, MICAH; BAILLET, SYLVAIN. Neurophysiological Effects Associated With Subliminal Conditioning of Appetite Motivations. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 10, . Citações Web of Science: 1. (15/24159-4, 17/02550-9)

PEREZ, WILLIAM F.; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; DE ROSE, JULIO C.; DORIGON, ANDREA H.; DE VASCONCELLOS, EDUARDO L.; DA SILVA, MARCO A.; LIMA, NAJRA D. P.; DE ALMEIDA, ROBERTA B. M.; MONTAN, RODRIGO N. M.; BARNES-HOLMES, DERMOT. Implicit and Explicit Measures of Transformation of Function from Facial Expressions of Fear and of Happiness via Equivalence Relations. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 1, p. 13-24, . Citações Web of Science: 2. (17/10037-0, 08/57705-8, 14/01874-7, 16/05935-6)

PEREZ, WILLIAM F.; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; SOARES, LUCIA C. C. S.; WANG, TAINA F. L.; DE MORAIS, THAIS E. D. G.; MASCARENHAS, V, ANDRE; DE ROSE, JULIO C.. Fearful Faces and the Derived Transfer of Aversive Functions. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 70, n. 3, p. 387-396, . Citações Web of Science: 0. (16/05935-6, 14/50909-8, 17/10037-0)

CÉSAR ANTONIO ALVES DA ROCHA. Skinner e Feyerabend sobre o Método e o Papel da Ciência em uma Sociedade Livre. Trends in Psychology, v. 25, n. 3, p. -, . (14/02981-1)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: