Busca avançada
Ano de início
Entree

Júlio César Coelho de Rose

CV Lattes ORCID


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel em Psicologia pela Universidade de Brasília (1972), Mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1979) e Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1981). Pós-doutorado no Departamento de Neurologia Comportamental, Eunice Kennedy Shriver Center for Mental Retardation, Massachusetts, EUA, com apoio da CAPES/Fulbright. Atualmente sou Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos. Ministro regularmente a disciplina Psicologia Geral para o primeiro semestre da graduação em psicologia, e Estudos Avançados sobre Comportamento e Cognição para a pós-graduação, além de outras disciplinas de graduação e pós. Fui coordenador do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, formado por pesquisadores de várias universidades e apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência do MCT/CNPq (1998/2004) e CNPq/FAPESP (2004-2008). Sou Diretor de Pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT/ECCE), editor associado do The Psychological Record, membro do Conselho Editorial dos periódicos The Analysis of Verbal Behavior e European Journal of Behavior Analysis e Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico (CLICS). Fui membro da Coordenação de Ciências Humanas e Sociais da FAPESP, de 2009 a 2021. Minhas pesquisas são voltadas para a análise comportamental da função simbólica e suas aplicações a questões culturais. Destaco quatro contribuições científicas (sempre em colaboração com colegas e/ou alunos): 1) uma das primeiras demonstrações experimentais de transferência de funções entre estímulos equivalentes (de Rose, McIlvane, Dube, Galpin & Stoddard, 1988; de Rose, McIlvane, Dube & Stoddard, 1988); 2) desenvolvimento e avaliação de um programa individualizado (e posteriormente informatizado) de ensino de rudimentos de leitura e escrita, com base em processos e procedimentos de controle de estímulos (de Rose, de Souza & Hanna, 1996; de Souza, de Rose, Faleiros, Bortoloti, Hanna & McIlvane, 2009); 3) identificação de propriedades quantitativas de relações simbólicas (Bortoloti & de Rose, 2009, 2011); e 4) abordagem experimental de atitudes, preferências e preconceitos com base em responder relacional derivado (Perez, de Almeida, & de Rose, 2015; Mizael, de Almeida, Silveira, & de Rose, 2016; Santos & de Rose, 2018). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/02/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Alfabetização Análise de correspondência Análise de dados Análise do comportamento Análise experimental do comportamento Análise experimental Ansiedade Aquisição do conhecimento Arquivos Atitudes Autorrelato Behaviorismo radical Behaviorismo Ciência cognitiva Ciências Humanas Cognição Colaboração científica Comparação Competição Comportamento alimentar Comportamento de esquiva Comportamento simbólico Comportamento verbal Comunicação verbal Condicionamento (psicologia) Controle do estímulo Cooperação Corpo Crianças autistas Crianças Currículos e programas Desenvolvimento moral Diferencial semântico Discriminação do estímulo Educação especial Eletrofisiologia Ensino e aprendizagem Envelhecimento cognitivo Epistemologia Equivalência de estímulos Escrita Estados emocionais Estereótipos (psicologia) Estímulo condicionado Estímulos Estudantes universitários Ética (filosofia) Ética em pesquisa Generalização Habilidades sociais Hierarquia História da psicanálise Humanos Idosos Infraestrutura de pesquisa Infraestrutura Inteligência Intercâmbio de pesquisadores Jacques Lacan Jogos de computador Laboratórios Leitura Linguagem Magnetoencefalografia Matching to sample Memória (psicologia) Memória semântica Mentira Metodologia da pesquisa Modernização Mudança (comportamento social) Mudança de atitude Negritude Neurociências Notação musical Pais Pensamento Pré-escolar Preconceito racial Processos eletrofisiológicos Projetos de infraestrutura Psicanálise Psicologia Experimental Psicologia do Desenvolvimento Humano Psicologia Racismo Recursos para a pesquisa Rede nervosa Rejeição em psicologia Repressão psicológica Semântica Serviços de informação Similaridade Síndrome de Down Sociologia Sustentabilidade Terapia de aceitação e compromisso Topografia Transferência de função Transtornos de ansiedade Utopia
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: