Busca avançada
Ano de início
Entree

Luiz Mário Ramos Janini

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. Escola Paulista de Medicina (EPM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

O Dr. Luiz Mario Janini tem se dedicado ao estudo do HIV-1 desde 1992 ano em que ingressou no mestrado no Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sob a orientação do Dr. José Mauro Peralta, em 1993, o Dr. Janini recebeu o convite para realizar a parte experimental de sua tese de mestrado no Centers for Disease Control and Prevention, CDC, Atlanta, Georgia, EUA. No CDC, o Dr. Janini adquiriu sólida formação em Virologia, Biologia Molecular, Biologia Celular, Cultivo Celular e técnicas de Biossegurança incluindo o trabalho em laboratório de Biossegurança nível 3. Ao fim do seu primeiro ano de trabalho no CDC, o Dr. Janini foi convidado a permanecer e realizar sua tese de doutoramento. Durante os anos de 1993 a 1997 o Dr. Janini trabalhou sob a supervisão dos Drs. George Schochetman, Mark Rayfield e Danuta Pieniazek. Suas principais linhas de investigação foram: a epidemiologia molecular do HIV-1 e as infecções duplas do HIV-1. Durantes estes anos o Dr. teve a oportunidade de publicar trabalhos nos temas acima citados e participar inúmeras vezes de congressos internacionais. Em 1998 o Dr. Janini obteve seu titulo de doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/CDC sob as orientações dos Drs. Amilcar Tanuri, José Mauro Peralta e Danuta Pieniazek. Neste mesmo ano recebeu convite das Dras. Francine McCutchan e Jean Carr para que realizasse seu Pós-doutoramento sob a supervisão da Dra. Francine McCutchan. O Dr. Janini realizou seu Pós-doutoramento na Fundação Henry M. Jackson, Rockville, Mayland, EUA durante os anos de 1998 a 2001. Lá teve a oportunidade de trabalhar com duas das pesquisadoras mais reconhecidas mundialmente no estudo da epidemia e classificação global do HIV-1, da recombinação do HIV-1 e do estudo do genoma completo viral. Durante estes anos mais uma vez o Dr. Janini obteve sólida formação no estudo da recombinação do HIV-1 e da análise do genoma viral. Entretanto mesmo estando em ambiente tão marcado por uma linha de pesquisa muito bem sucedida, a Dra. Francine McCutchan permitiu que o Dr. Janini implantasse uma nova linha de pesquisa em seu laboratório, o estudo da hipermutação do HIV-1. Ao longo dos três anos que permaneceu em Maryland o Dr. Janini foi capaz de elaborar novos meios de detecção e análise dos genomas virais hipermutados sendo este trabalho publicado em importante revista internacional de Virologia. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 06/08/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
AIDS Amplificação de genes Análise de sequência de DNA Análise de sequência de RNA Análise de sequência de proteína Antirretrovirais Ativação viral Betacoronavirus Biobancos e biorrepositórios Biologia Geral Biologia Molecular Biologia computacional Biologia e Fisiologia dos Microorganismos Biologia molecular Bioquímica COVID-19 Carga viral Células cultivadas Células mononucleares Ciências Biológicas Ciências da Saúde Clínica Médica Coinfecção Coronavirus Crianças Cultura de células Desaminase APOBEC-3G Diversidade genética Doenças sexualmente transmissíveis Ensaio clínico Epigênese genética Epigenômica Expressão de proteínas Filogenia Filogeografia Fosforilação Genética Molecular e de Microorganismos Genética populacional Genética Genoma viral Genomas Glicoproteína da espícula de Coronavirus HIV-1 HIV Imunidade inata Imunidade Inativação gênica Infecções por Coronavirus Infecções por HIV Infectologia Interleucinas Latência viral Linfócitos T CD4-positivos Medicina Melanoma Metilação de DNA Microbiologia Aplicada Microbiologia Mutação Nucleotídeos Pandemias Peptídeo hidrolases Planos governamentais de saúde Polimorfismo genético Processos biológicos Produtos do gene env Produtos do gene vpr do vírus da imunodeficiência humana Progressão da doença Proteção cruzada Proteínas do envelope viral Proteínas quinases S6 ribossômicas Provirus Reação em cadeia por polimerase (PCR) Recombinação genética Replicação viral Resposta imune Resposta inflamatória SARS-CoV-2 Saúde Coletiva Saúde Pública Sistema imune Terapia antirretroviral de alta atividade Terapia genética Transcriptoma Transdução de sinais Transmissão vertical de doença infecciosa Ubiquitinação Vacina ChAdOx1 nCoV-19 Vacinas contra COVID-19 Vacinas Variação genética Vetores virais Virologia Vírus
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: