Busca avançada
Ano de início
Entree

Noara de Oliveira Paoliello

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutora em musicologia pela Universidade de São Paulo (ECA/USP, 2016) com período sanduíche no centro de musicologia histórica da Martin Luther Universität/Telemann-Zentrum (Halle/Magdeburg, Alemanha) onde desenvolveu pesquisa sobre os quartetos de Telemann sob orientação de Wolfgang Hirschmann, através do programa Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE/FAPESP). Mestre em música (musicologia histórica) pela Universidade de São Paulo (ECA/USP, 2011), sob orientação de Mônica Lucas, teve sua dissertação publicada pela editora Annablume, com apoio da FAPESP - "Gosto e Estilo na música do XVIII". Possui licenciatura em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2007) sob orientação de Helder Parente. Como instrumentista dedica-se à flauta doce, com ênfase na performance historicamente orientada do repertório dos sécs. XVII e XVIII. Foi aluna regular de Ricardo Kanji em São Paulo entre 1996 e 2001 e, posteriormente, no Núcleo de Música Antiga da Emesp (2009-2012). Frequentou master classes com Pierre Hamon, Clea Galhano, Hans-Joachim Fuss, Rachel Brown entre outros. Apresentou-se em produções instrumentais e operísticas sob a direção de Marcelo Fagerlande, Laura Ronai, Ricardo Kanji, Luis Otávio Santos, Judy Tarling entre outros. Como pesquisadora dedica-se ao estudo da concepção poético-retórica da música setecentista, com ênfase nas questões de gosto, gênero e estilo, buscando aliar teoria à prática musical. Como fruto de sua pesquisa criou o Ensemble Kammerstyl, com o qual apresentou entre 2012 e 2018 repertório dedicado aos quartetos de Telemann e seus contemporâneos no SESI e SESC de São Paulo entre outros espaços. Em 2021 lançou, em conjunto com pesquisadores da USP, UDESC, UNESP, UNICAMP, UFRGS, UFU e UNA/UBA, o livro "Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga" (Ed. CRV). Sua área de atuação contempla principalmente os seguintes temas: flauta doce, metodologia do ensino da flauta doce, música dos sécs. XVII e XVIII e poética musical. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: