Busca avançada
Ano de início
Entree

Ana Paula de Melo Loureiro

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduação em Bacharelado (1994) e Licenciatura Plena (1997) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2000). Pós-Doutorado no Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP (2001 a 2003) e no Cancer Center Research Building, Universidade de Minnesota, Minneapolis, MN, USA (2008). É Profa. Dra. - RDIDP da Faculdade de Ciências Farmacêuticas/USP. Suas linhas de pesquisa envolvem a quantificação de lesões em DNA (adutos, dano oxidativo), de marcas epigenéticas (níveis totais de 5-metilcitosina e 5-hidroximetilcitosina no DNA), análises de alterações do metabolismo energético e da expressão de genes e proteínas, buscando o entendimento das contribuições de diferentes eventos moleculares para os processos de carcinogênese e desenvolvimento de complicações do diabetes. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Tese Destaque USP de 2018 pela orientação do Doutorado de Antonio Anax Falcão de Oliveira, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo. Recebeu mais de 20 prêmios por trabalhos apresentados por seus orientandos em reuniões científicas. Um dos trabalhos publicados foi capa da revista Chemical Research in Toxicology e outro capa da revista Ciência Hoje. Integrou em 2017 o grupo de trabalho em Lyon, França, para elaboração do volume 119 (Some chemicals that cause tumours of the urinary tract in rodents) da série de monografias da International Agency for Research on Cancer (IARC). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/02/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Grupo investiga como o benzopireno pode causar câncer


Publicado em 15 de setembro de 2017 - Agência FAPESP. Presente na fumaça do cigarro, de escapamentos automotivos, da queima de madeira e em carnes excessivamente grelhadas na brasa ou defumadas, o benzopireno é um potente agente cancerígeno. Entender os mecanismos pelos quais essa substância induz a transformação maligna em células humanas é o objetivo de um projeto de pesquisa, apoiado pela FAPESP, e coordenado pela professora Ana Paula de Melo Loureiro na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Resultados preliminares foram divulgados no dia 14 de agosto durante o V Symposium on Epigenetics and Medical Epigenomics, realizado em São Paulo.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: