Busca avançada
Ano de início
Entree

Priscilla Klinger Nogueira

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes, e pela Eberhard Karls Universität Tübingen, na Alemanha, sob orientação da Profa. Dra. Wiltrud Mihatsch. A partir da premissa de que construções linguísticas de imprecisão são um objeto gradual em termos de complexidade, especialmente no caso de indivíduos em contato limitado com a sociocultura da língua, a autora investigou as possíveis diferenças quanto à complexidade das estratégias de codificação sintática da imprecisão entre falantes do português brasileiro em três diferentes contextos: como língua inicial, como língua adicional e como língua de herança. O corpus para essa investigação foi constituído através de pesquisa de campo no Brasil, na Alemanha e na Suíça e contou com a participação de 32 crianças bilíngues português-alemão, além de profissionais da educação em escolas bilíngues e mães brasileiras imigrantes. Durante o doutorado, recebeu, em diferentes períodos, bolsa de pesquisa da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), nas modalidades "Doutorado no País" e "Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior", do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) e da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ao participar do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. É mestra em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Concluiu, em 2014, a pesquisa de mestrado, financiada pela FAPESP e intitulada "Gramaticalização da construção 'quase que': motivações cognitivas para o uso da construção de incerteza", em que lidou com a incorporação de usos inovadores na escrita formal, a codificação linguística de intenções e a relação da cognição com a mudança linguística. Possui graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa e Língua e Literatura Alemã - pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Licenciatura nas mesmas línguas, tendo concluído o curso em 2010. Desenvolveu, entre os anos de 2007 e 2009, as pesquisas de Iniciação Científica "Rotas de Gramaticalização no Português do Brasil: a estrutura 'meio que' ", auxiliada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e "Correlação entre gramaticalização e movimentação social - estudo do item 'meio' ", auxiliada pela FAPESP. É membro do "Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição". Em 06 de agosto de 2020, a tese da autora foi indicada pela Comissão Coordenadora do Programa de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo ao Prêmio Tese Destaque USP. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/06/2023
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: