Busca avançada
Ano de início
Entree

Fernando Jaques Ruiz Simões Junior

CV Lattes


Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Sou graduado em Física - Lic. Plena pela Universidade Federal de Pelotas (2002), mestre em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2004) e doutor em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2008). Atualmente sou professor Associado III do Departamento de Física da Universidade Federal de Pelotas. Foi coordenador do Curso de Lic. em Física, 2016-1019, subchefe do Departamento de Física 2012- 2013 e tutor do PET-Física de 2016 a 2022. Sou coordenador eventual do Curso de Lic. em Física desde 2020. Atualmente ocupo o cargo de Diretor do Instituto de Física e Matemática, desde maio de 2022. Tenho experiência na área de Física de Plasmas, com ênfase em Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: instabilidades de plasma, simulação de plasma espacial utilizando técnicas de partículas, emissão de radiação eletromagnética e explosões solares de rádio do tipo III, funções de distribuição de velocidade do tipo Kappa. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/12/2022
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: