Busca avançada
Ano de início
Entree

Rômulo Cássio de Moraes Bertuzzi

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte (EEFE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor Livre-docente do Departamento de Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Editor-in-chief da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (2015 - 2019), Presidente da Comissão de Pesquisa da EEFE-USP (2018 - 2022), Membro do Conselho Gestor da EEFE-USP (2018 - 2022) e líder do Grupo de Estudos em Desempenho Aeróbio da USP (2010 - atual). No mestrado reestruturou um modelo matemático proposto no início do século passado para a determinação da contribuição dos metabolismos energéticos durante o exercício físico. A sua aplicabilidade foi destacada pela Science News (2012) após a publicação do artigo "Determining the Contribution of the Energy Systems during Exercise" na revista JoVE. O mesmo modelo matemático foi adotado em sua tese de doutorado, a qual foi laureada com o prêmio CAPES de Teses de 2008. Em 2011 foi professor visitante na Victoria University em Melbourne (Austrália) pelo grupo de pesquisa do Dr. David Bishop. No primeiro pós-doutorado investigou o impacto de um programa de treinamento de força sobre os parâmetros neuromusculares, o metabolismo energético e o desempenho no exercício aeróbio de alta intensidade (FAPESP: 08-50934-1). No segundo pós-doutorado investigou a influência dos polimorfismos do gene COL5A1 sobre a economia de corrida (CAPES: 23038.000486/2011-15). Em 2022 foi convidado para participar do artigo de "position statement" do Canadian Academy of Sport and Exercise Medicine e do Canadian Society for Exercise Physiology a respeito da interação exercício físico e poluição atmosférica. Atualmente tem interesse na compreensão dos fatores fisiológicos que envolvem a aptidão aeróbia (e-mail: rcmbertuzzi@gmail.com). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/01/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: