João Paulo Lopes de Meira Hergesel - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

João Paulo Lopes de Meira Hergesel

CV Lattes ORCID


Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Escola de Linguagem e Comunicação (ELC)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor da Escola de Linguagem e Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (ELC/PUC-Campinas) e pesquisador do Programa de Desenvolvimento Humano e Integral (PDHI/PUC-Campinas). Doutor em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (2019). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (2014). Licenciado em Letras: Português/Inglês pela Universidade de Sorocaba (2012). Com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (2019-2020). Desde 2025, é membro do Conselho da ELC/PUC-Campinas. De 2020 a 2025, foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (PPG-LIMIAR/PUC-Campinas). Líder do grupo de estudos sobre livros digitais interativos, em atividade no Programa Manacás (PUC-Campinas) desde março de 2024. Membro dos grupos de pesquisa SOLARIS - Solidariedade, Ações Responsáveis e Inovação Social (PUC-Campinas/CNPq). Parceiro dos grupos de pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva (UAM/CNPq) e Narrativas Midiáticas (Uniso/CNPq). Participante da Rede Brasileira de Pesquisadores em Ficção Televisiva (Obitel Brasil), da Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales (Red Inav) e da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria). Financiado pela FAPESP para uma pesquisa regular sobre telenovela brasileira (processo: 2023/05698-8) e para duas bolsas de iniciação científica sobre livros digitais interativos (processos: 2024/05938-1 e 2024/05050-0). Pesquisador participante de projeto aprovado no edital Pró-Humanidades/CNPq sobre promoção da cidadania pela ficção televisiva (processo: 421215/2022-4), liderado pela Prof. Dr. Maria Immacolata Vassallo de Lopes (ECA/USP), e de projeto internacional sobre narrativas audiovisuais infantis e juvenis, liderado pelo Prof. Dr. Valerio Fuenzalida (PUC-Chile). Sócio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom), da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) e da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). Ex-coordenador do GT Estudos Interdisciplinares de Televisão no Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades CONINTER (2021-2022). Ex-coordenador (2022-2023) e atual vice-coordenador (2024-presente) do IJ Comunicação Multimídia da Jornada de Iniciação Científica em Comunicação (Intercom Júnior). Autor de artigos publicados em periódicos científicos de alto e médio impacto. Autor de livros acadêmicos, como "Mídia, narrativa e estilo" (2018), premiado pela UBE-RJ, entre outros. Consagrado com o Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social na Região Sudeste, na categoria Ensino (2024); e com menção honrosa no I e no II Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (2020; 2021). Premiado por orientação de mestrado no II Postgraduate Meeting da PUC-Campinas (2020) e indicado ao Prêmio Luiz Beltrão na categoria Líder Emergente, pela Intercom (2019). Membro correspondente de academias de letras em diferentes regiões do país. Escritor de livros literários e roteiros para produções audiovisuais, tendo obtido diversos prêmios no segmento. Temas de interesse: narrativas literárias e audiovisuais; produção cultural para crianças e adolescentes; ficção televisiva seriada; livros digitais interativos. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 08/03/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.