Busca avançada
Ano de início
Entree

Guilherme Pessoa Nogueira

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Formado em Engenharia Química pela UNICAMP (2016). Atualmente é aluno do programa interdisciplinar de Doutorado em Bioenergia, desenvolvimento projeto relacionado a simulações de biorrefinarias e avaliação de impacto ambiental, utilizando como matéria-prima resíduos de eucalípto de palha de cana-de-açúcar, com bolsa FAPESP (nº 2018/20193-0), com período de doutorado sanduíche na Universidade de Bath (Reino Unido), entre 2019 e 2020, com bolsa FAPESP (nº2019/10439-6). Trabalhou como estagiário na indústria química Rhodia do Grupo Solvay na área de Pesquisa & Desenvolvimento, integrando à equipe de Engenharia de Processos Químicos (2016). Foi monitor na disciplina de Controle de Processos, auxiliando o Prof. Dr. Flávio Vasconcelos, do Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp (2015), como aluno de graduação. Foi estagiário PED (Programa de Estágio Docente) na disciplina Fundamentos de Cálculo em Processos, na Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP em duas oportunidades (2018 e 2020), tutelado pelos Prof. Marcus Forte e Prof. Andreas Gombert. Desenvolveu projeto de iniciação científica na área de catálise heterogênea aplicada a valorização de biomassa lignocelulósica, sendo orientado pelo Prof. Dr. Reginaldo Guirardelo do Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp; e coorientado pela Dra. Cristiane Rodella do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. Realizou como trabalho de conclusão de curso a análise técnico-econômica da utilização de pervaporação para a obtenção de etanol anidro a partir de etanol hidratado. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 06/08/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: