Busca avançada
Ano de início
Entree

Leandro Cardoso de Morais

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Sorocaba. Instituto de Ciência e Tecnologia  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possuo mestrado (2003) e doutorado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP (2006). Atuei em dedicação exclusiva no Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Realizei Pós-Doutoramento no Departamento de Engenharia Química da USP com bolsa FAPESP, com enfoque em controle da poluição e caracterização de lodo de esgoto e análise térmica. Tenho experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia Química e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas termoanalíticas (análise térmica e calorimetria), pirólise, combustão e torrefação de biomassa, catálise, microondas aplicadas em materiais lignocelulósicos, produtos de biorrefinarias, bioenergia, biocombustíveis,gases de efeito estufa, reator de leito fluidizado, lodo de esgoto, prevenção e controle da poluição, tratamento de efluentes líquidos, contaminantes orgânicos e inorgânicos, estabilização térmica de elementos traços e óxidos metálicos. Experiências vinculadas as áreas de Engenharia Ambiental. Atualmente sou Professor Associado da UNESP Campus de Sorocaba lecionando no Curso de Engenharia Ambiental e "Visiting Associate Professor in the University of British Columbia"- Canadá, trabalhando junto aos grupos de pesquisa "Microwave and Torrefaction Group's". Oriento alunos em nível de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, os trabalhos de pesquisa são voltados para biocombustível sólido para geração de bioenergia e trabalhos voltados para tratamento de efluentes biológicos e inorgânicos. Atuei como Professor Visitante na Universidade do Porto, com trabalhos no Laboratório de Combustão e Gases de Efeito Estufa de Biomassa. Sou líder do Grupo de Pesquisa em Bioenergia, Biocombustíveis, Clima e Tratamento de Efluentes (UNESP/Sorocaba). Sou membro permanente do Grupo de Estudos Ambientais (GEA) da UNESP/Sorocaba, este grupo de pesquisa desenvolve projetos em diversos seguimentos ambientais. Grupo de Biomassa e Bioenergia da UFSCar. E também participo como membro pesquisador do grupo de Processamento de Produtos e Rejeitos Industriais e Novos Materiais da UFRJ, fundado em 1990. Tenho também, projeto de Pesquisa, ligado ao Programa BIOEN-FAPESP. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: