Busca avançada
Ano de início
Entree

Ricardo Donizeth dos Reis

CV Lattes ORCID


Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação e mestrado em física no Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuando no estudo de materiais magnetocalóricos. Em seu doutorado, continuou ligado ao IFGW, mas seu trabalho de pesquisa foi realizado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, onde passou a explorar técnicas de raio-X para o estudo de propriedades estruturais, eletrônicas e magnéticas de materiais intermetálicos submetidos a alta pressão. Parte importante de seu doutorado foi dedicada ao desenvolvimento de novos instrumentos para permitir a realização experimentos de difração de raios-X e espectroscopia de absorção de raios-X sob altas pressões na antiga fonte de Síncrotron, UVX. Após a conclusão do seu doutorado, em março de 2015, ingressou em programa de pós doutorado no Instituto Max Planck for Chemical Physics of Solids em Dresden na Alemanha, onde atuou no estudo de novas fases topológicas da matéria submetidas a condições termodinâmicas extremas. Em novembro de 2016 se juntou ao time de pesquisadores do LNLS para atuar na linha de luz XDS do UVX e fazer parte da equipe responsável pelo projeto da nova linha de luz de condições extremas, EMA, da nova fonte de luz brasileira, Sirius. Desde 2018 coordena junto a Fapesp um projeto Jovem pesquisador com o objetivo de formar um grupo de pesquisa para o estudo de novos estados topológicos da matéria em condições extremas, utilizando técnicas de radiação Síncrotron de última geração em combinação com altas pressões, altos campos magnéticos de até 11T e baixas temperaturas de até 0.5K. No ano de 2019, teve aprovado junto a sociedade Max Planck a criação de um grupo parceiro no Brasil com intuito de ampliar a colaboração entre o CNPEM e o Max Planck de Dresden. Desde março de 2020 assumiu a liderança do grupo EMA, que hoje está dedicado ao comissionamento da linha de luz EMA. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/12/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: